InícioSem categoriaAlgoritmo, decifra-me ou te devoro

Algoritmo, decifra-me ou te devoro

quarta-feira, outubro 29, 2025

Um dos mais instigantes  livros dos tempos atuais é Homo Deus de Yuval Noah Harari, Ph.D. em História pela Oxford University e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

No seu estilo descontraído para explicar coisas complexas, envereda pelo campo da ciência da informação e traduz uma palavra que muito se ouve e poucos conseguem decifrar, diz o renomado escritor:

“Bem, comecemos por explicar o que é um algoritmo. Esse conceito é de grande importância porque o século XXI será dominado por algoritmos. Algoritmo é indiscutivelmente o conceito singular mais importante em nosso mundo.  Se quisermos compreender nossa vida e nosso futuro, devemos fazer todo o esforço para compreender o que é um algoritmo.

Algoritmo é um conjunto metódico em passos que pode ser usado na realização de cálculos, na resolução de problemas e na tomada de decisões.  Não se trata de um cálculo específico, mas do método empregado quando se fazem cálculos. Por exemplo, quando se quer calcular a média entre dois números, pode-se usar um algoritmo simples. O algoritmo estabelece: Primeiro passo: obtenha a soma de dois números. Segundo Passo : divida a soma por 2. Com relação aos números 4 e 8, o resultado é 6. Com 117 e 231, o resultado é 174.

Um exemplo pode ser dado por uma receita culinária. Um algoritmo para a preparação de uma sopa de legumes pode nos dizer:

  1. Aqueça meia xícara de óleo numa panela;
  2. Pique quatro cebolas em pedaços bem finos;
  3. Frite as cebolas até ficarem douradas;
  4. Corte três batatas em pedaços e acrescente a panela;
  5. Corte um repolho em fatias e acrescente

E assim em diante. Pode-se seguir o mesmo algoritmo dezenas de vezes, usando em          cada ocasião vegetais ligeiramente diferentes e obtendo com isso uma sopa ligeiramente diferente. Mas o algoritmo permanece o mesmo.

Uma receita por si mesma não pode fazer uma sopa. É preciso que uma pessoa a leia o siga o conjunto de passos indicados. Mas é possível construir uma máquina na qual esse algoritmo esteja embutido e que o siga automaticamente,. Então só seria preciso fornecer agua, eletricidade e legumes – e a máquina prepararia a sopa sozinha. Não existem muitas máquinas de fazer sopa, mas existem muitas de fazer café e chá que entram em ação seguindo um conjunto exato de etapas e de acordo com os botões que são acionados pelo consumidor. Então deixa cair, por exemplo, um saquinho de chá num copo, verte agua fervendo sobre ele, acrescenta uma colher de açúcar e leite  – e pronto! Tem-se um belo copo de chá. Isso é um algoritmo”, segundo afirma Yuval Noah Harari.

Agora que o leitor decifrou o significado do termo, fica aqui o desafio.Em linguagem simples, sintética, direta e objetiva apresentar o entendimento pessoal de algoritmo.

 

 

Artigos Mais Recentes

O Veneno Invisível da Liberdade – Invisible Poison of Freedom

Há venenos que não matam de súbito. Agem em silêncio, dissolvendo o que sustenta...

O Peregrino e o Som da Pedra

O Peregrino e o Som da Pedra (Da Coleção Saber Essencial — Contos do Peregrino...

O Olho e o Peregrino

Comente, Curta Compartilhe... (Da Coleção Saber Essencial — Contos dos Peregrinos da Excelcia Luz)Epígrafe“Quem busca...

A Fábula da Ponte Invisível

Vivemos um tempo em que os extremos se tornaram mais visíveis do que as...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

Henderson e Las Vegas: duas cidades em uma só

Quando se fala de Henderson, cidade contígua a Las Vegas, muitos acreditam ser um...

Sandra Czeiler & Dennis Rhinevault recebem amigos no Independence Day

Em um agradável final de tarde de verão em Las Vegas, Sandra e Dennis receberam...

Pânico Moral como Instrumento Político – In The Epoch Times

A grande imprensa internacional, e principalmente a brasileira, está cada vez mais contaminada pelo...

Novidades