Um dos mais instigantes livros dos tempos atuais é Homo Deus de Yuval Noah Harari, Ph.D. em História pela Oxford University e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.
No seu estilo descontraído para explicar coisas complexas, envereda pelo campo da ciência da informação e traduz uma palavra que muito se ouve e poucos conseguem decifrar, diz o renomado escritor:
“Bem, comecemos por explicar o que é um algoritmo. Esse conceito é de grande importância porque o século XXI será dominado por algoritmos. Algoritmo é indiscutivelmente o conceito singular mais importante em nosso mundo. Se quisermos compreender nossa vida e nosso futuro, devemos fazer todo o esforço para compreender o que é um algoritmo.
Algoritmo é um conjunto metódico em passos que pode ser usado na realização de cálculos, na resolução de problemas e na tomada de decisões. Não se trata de um cálculo específico, mas do método empregado quando se fazem cálculos. Por exemplo, quando se quer calcular a média entre dois números, pode-se usar um algoritmo simples. O algoritmo estabelece: Primeiro passo: obtenha a soma de dois números. Segundo Passo : divida a soma por 2. Com relação aos números 4 e 8, o resultado é 6. Com 117 e 231, o resultado é 174.
Um exemplo pode ser dado por uma receita culinária. Um algoritmo para a preparação de uma sopa de legumes pode nos dizer:
- Aqueça meia xícara de óleo numa panela;
- Pique quatro cebolas em pedaços bem finos;
- Frite as cebolas até ficarem douradas;
- Corte três batatas em pedaços e acrescente a panela;
- Corte um repolho em fatias e acrescente
E assim em diante. Pode-se seguir o mesmo algoritmo dezenas de vezes, usando em cada ocasião vegetais ligeiramente diferentes e obtendo com isso uma sopa ligeiramente diferente. Mas o algoritmo permanece o mesmo.
Uma receita por si mesma não pode fazer uma sopa. É preciso que uma pessoa a leia o siga o conjunto de passos indicados. Mas é possível construir uma máquina na qual esse algoritmo esteja embutido e que o siga automaticamente,. Então só seria preciso fornecer agua, eletricidade e legumes – e a máquina prepararia a sopa sozinha. Não existem muitas máquinas de fazer sopa, mas existem muitas de fazer café e chá que entram em ação seguindo um conjunto exato de etapas e de acordo com os botões que são acionados pelo consumidor. Então deixa cair, por exemplo, um saquinho de chá num copo, verte agua fervendo sobre ele, acrescenta uma colher de açúcar e leite – e pronto! Tem-se um belo copo de chá. Isso é um algoritmo”, segundo afirma Yuval Noah Harari.
Agora que o leitor decifrou o significado do termo, fica aqui o desafio.Em linguagem simples, sintética, direta e objetiva apresentar o entendimento pessoal de algoritmo.