InícioBrazilPor que a musculação ajuda no controle da pressão arterial ?

Por que a musculação ajuda no controle da pressão arterial ?

domingo, junho 23, 2024

A hipertensão é uma doença altamente prevalente e silenciosa. A persistência da pressão arterial alta pode levar às alterações das artérias e do coração. A melhor abordagem, além do uso dos medicamentos, quando necessário, é um estilo de vida saudável: dieta, exercícios e controle do estresse.

Os exercícios resistidos, também conhecidos como treinamento de força ou musculação podem ser benéficos para o controle da pressão arterial. Embora os exercícios aeróbios sejam frequentemente, mais recomendados para esse propósito, os exercícios resistidos têm seus próprios benefícios específicos e contribuem para a saúde cardiovascular e controle da pressão arterial.

Image:High-blood-pressure-can-improve-cardiovascular-health-Daily Express

Uma informação importante é que pessoas mais velhas tem mais afecções do sistema musculoesquelético e nem sempre conseguem fazer os exercícios aeróbios com eficiência e segurança, pela presença de dor e fadiga. Os exercícios resistidos são mais flexíveis e permitem melhora adequação às limitações de cada paciente.

Alguns desses benefícios incluem:

  1. Controle do sistema nervoso autônomo: O exercício regular pode influenciar o sistema nervoso autônomo, ajudando a equilibrar os níveis de atividade entre o sistema nervoso simpático (responsável pelo aumento da pressão arterial em situações de estresse) e o sistema nervoso parassimpático (responsável por reduzir a pressão arterial e promover o relaxamento).
  2. Melhora na composição corporal: O treinamento de força ajuda a aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal. Isso pode contribuir para a redução do peso corporal total e melhor controle da pressão arterial, uma vez que o excesso de peso está relacionado a um maior risco de hipertensão. Mais importante que a diminuição do peso é o aumento da massa magra, no lugar da gordura.
  3. Aumento do metabolismo em repouso: O ganho de massa muscular resultante do treinamento de força pode aumentar o metabolismo basal do corpo, o que significa que você queima mais calorias em repouso. Isso pode auxiliar na manutenção de um peso saudável e no controle da pressão arterial.
  4. Melhoria na sensibilidade à insulina: Assim como nos exercícios aeróbicos, o treinamento de força também pode melhorar a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para o controle da pressão arterial.
  5. Aumento da produção de óxido nítrico: O treinamento de força também pode aumentar a produção de óxido nítrico, que ajuda a relaxar as paredes das artérias e melhora a circulação sanguínea, contribuindo para a redução da pressão arterial.
Daily Express

O treinamento ideal deve associar os exercícios resistidos que formam a estrutura de sustentação do corpo com uma atividade aeróbia moderada e individualizada, sempre com orientação e supervisão.

É importante lembrar que, antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, sempre consultar com um médico, especialmente se você tiver alguma condição clínica pré-existente, como pressão alta. O tipo, a intensidade e a duração do exercício devem ser adequados ao seu estado de saúde e condicionamento físico

O treinamento deve ser adaptado às necessidades individuais e ser realizado de maneira segura para garantir os melhores resultados para a promoção de saúde e sempre acompanhado e supervisionado por um profissional especializado.

Image: cms-fitness-courses-hypertension.jpg

 

Referência

Correia, R.R., Veras, A.S.C., Tebar, W.R. et al. Strength training for arterial hypertension treatment: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. Sci Rep 13, 201 (2023).

Profª Drª Júlia Maria D'Andréa Greve
Profª Drª Júlia Maria D'Andréa Grevehttps://blog.institutoviva.com.br
Profª Drª Júlia Maria D’Andréa Greve, Ms.C, PhD, Professora Associada e Coordenadora do Laboratório de Estudos de Movimento do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, Diretora do Instituto Viva.

Artigos Mais Recentes

Opioides: A Epidemia Legalizada – Opioids: The Legalized Epidemic

Atenção este tema é muito grave : Leia o texto, assista o video: comente,...

A Armadilha Invisível: Como os Primeiros Passos Podem Conduzir ao Vício. – The Invisible Trap: How Initial Steps Can Lead to Addiction

A recente condenação de Hunter Biden, filho do presidente americano Joe Biden, por mentir...

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

Ginásio do Ibirapuera: Passado, Presente e Futuro de Um Ícone Paulistano – Past, Present, and Future of a São Paulo Icon

Localizado no coração de São Paulo, o Ginásio do Ibirapuera é mais do que...

Novidades