InícioPolíticaSua Excelência o Eleitor - By Jose Roberto de Souza Dias/ journalist

Sua Excelência o Eleitor – By Jose Roberto de Souza Dias/ journalist

domingo, dezembro 7, 2025

Foram anos atípicos em função da pandemia de COVID 19 e das formas esdrúxulas adotadas para combatê-la. Somou-se a tudo isso, a consequente crise econômica mundial e o clima de incerteza que só fez piorar com a guerra da Ucrânia. No momento que redigimos este documento o conflito persiste, sem indicativos de seus possíveis desdobramentos.

Salienta-se que as severas restrições sanitárias impostas pelas autoridades municipais e estaduais, fortalecidas e respaldadas pelo STF, foram consideradas, por muitos constitucionalistas, um ponto fora da curva, uma vez fugirem dos limites legais definidos desde 1988 pela Carta Magna.

Pode-se até mesmo recorrer ao destacado trecho do poema de Bertold Brecht escrito às vésperas da Segunda Guerra Mundial: “Realmente, vivemos tempos sombrios! A inocência é loucura. Uma fronte sem rugas denota insensibilidade. Aquele que ri ainda não recebeu a terrível notícia que está para chegar. Que tempos são estes, em que é quase um delito falar de coisas inocentes”. 

É importante que os que vierem depois de nós saibam que o Mundo e o Brasil passaram por situações adversas. Forças estranhas, mas identificáveis, aproveitaram-se do momento para aqui e acolá disseminarem o ódio, a perfídia, soltarem criminosos e prenderem indivíduos por crime de opinião, censurarem, lacrarem e rotularem de fakenews tudo e todos que ousaram pensar diferente. 

Chegou-se ao cúmulo, nesse período, de formarem-se verdadeiros tribunais do santo oficio, e até um tipo de Index Librorum Prohibitorum, como aqueles da Idade Média, até remédios tradicionais para combater piolhos foram catalogados como insidiosos e quem pronunciasse ou escrevesse o nome de tal  medicamento corria o risco de ser  carimbado como genocida e excluídos ex oficio das redes sociais. Tempos de terror ideológico!

Verdadeiros campos de concentração ideológicos foram erguidos ao longo desses anos sombrios, com o agravante de que era catalogado como fascista, “terraplanista” e genocida, todo aquele que ousasse pensar diferente.  

Do outro lado dessa cerca  estavam os defensores da “ciência pura” os “butantã’s boys”, como se o conhecimento científico, de uma hora para outra, comportasse discriminações e se transformasse naquilo que nunca foi: monolítico e preconceituoso.

Do alto de suas tribunas, esses neo torquemadas do século XXI, com ou sem toga, mal conseguiam esconder o relógio Piaget, Rolex, Cartier e outro, enquanto apontavam o dedo em riste para aqueles que cometeram o grave crime de pensar diferente. 

Felizmente à margem de tal radicalismo ficaram aqueles que compreendiam a Vida como um bem transcendental.  

Aqui cabe citar Fernando Pessoa, em o Mar Português, poema publicado no livro Mensagem de 1934 ao dizer que “a vida só vale a pena quando a alma não é pequena”. 

Em tempos obtusos, onde verdade e mentira se misturam e se confundem viu-se, por outro lado, vicejar e crescer valores humanos transcendentais como o perdão, a tolerância, o amor, a caridade, o respeito e o servir. A Luz, com seu poder, vencia a escuridão e as pessoas, em diversas ocasiões mostraram-se mais criticas, receptoras e acolhedoras, melhorando interna e externamente seus sentimentos.

Agora, que as eleições se aproximam, é hora de reconduzir as coisas ao seu devido lugar. Sua Excelência o Eleitor certamente mostrará a verdadeira rota do caminho que deseja trilhar…

José Roberto de Souza Dias, PhD, Jornalista,Mestre em História Econômica e Doutor em Ciências Humanas pela USP, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post Publisher & Editor-in-Chief.

José Roberto Souza Dias, PhD
José Roberto Souza Dias, PhDhttp://twoflagspost.com
Co-Fundador, editor e editor-chefe do Two Flags Post Jornalista, Mtb 0083569/SP/BR, Mestre em História Econômica e Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis - Cesusc /// Founder, editor, and editor-in-chief of the Two Flags Post Journalist, Mtb 0083569/SP/BR, Master's in Economic History, and Doctorate in Humanities from the University of São Paulo, Honoris Causa Doctorate from the Faculty of Social Sciences of Florianópolis - Cesusc.

Artigos Mais Recentes

O QUE NUNCA VAI EMBORA…

Há fotografias que não guardam apenas pessoas guardam atmosferas inteiras. Nesta, encontro o perfume...

Here Comes the Sun, Brasil

Há dias em que acordamos e percebemos que algo mudou, não no jornal, nem...

100 ANOS DE NILSON FIGUEIREDO – TAINHAS EM FESTA

Há vidas que atravessam o tempo como se fossem pontes, firmes, sólidas, construídas com...

Ícaro Entre Andares

Há cenas que passam diante de nós sem barulho, mas deixam marcas profundas. Dias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

00:03:12

Here Comes the Sun, Brasil

Há dias em que acordamos e percebemos que algo mudou, não no jornal, nem...

SPECIAL REPORT – Entre o hoje e o amanhã

LEIA, COMENTE, COMPARTILHE Há episódios na história que não são apenas fatos, mas sinais. O...

Operation Caracas: The Daring Extraction That Defied Maduro

Read, Comment and Share - By José Roberto de Souza Dias – Two Flags Post It...

Novidades