InícioSaúde e Meio AmbienteMindfullnessROSH HASHANÁ'- Compiled by André Garcia Martin

ROSH HASHANÁ’- Compiled by André Garcia Martin

segunda-feira, agosto 11, 2025

ROSH HASHANÁ [1]

O Rosh Hashaná é o dia em que o povo judeu comemora o seu Ano Novo. Nessa data ocorre uma série de importantes comemorações que simbolizam diferentes eventos ligados às tradições e à História do povo judeu. Boa parte das narrativas que explicam esse evento podem ser encontradas no Talmud, um dos livros que compõe o pensamento religioso judeu.[2]

Na verdade, o Rosh Hashaná é conhecido como o “grande feriado” por marcar o início de outras significativas comemorações. Em geral, o período é comumente utilizado para que os judeus possam se redimir de suas falhas e buscar uma vida mais harmoniosa com os ensinamentos divinos. Segundo o calendário judaico, o ano novo deve ser comemorado no primeiro dia do mês de Tishrei[3], data em que D’us teria criado o homem.

Os adeptos ao judaísmo celebram uma intensa meditação espiritual voltada para o perdão de seus pecados. Para isso, devem buscar a aprovação divina por meio de várias orações, o sincero arrependimento e a realização de ações beneficentes. No “grande feriado”, também existe um forte elo com o livre-arbítrio dado por D’us, pois é através dele que o homem pode ver a si mesmo e, com isso, estar espiritualmente forte.

A noção de contagem do tempo também se reflete em importante crença na qual os judeus encaram o Rosh Hashaná como um tempo de vida e morte. Seria justamente nos dez primeiros dias do ano novo que o fiel poderia escolher ter ou não o seu nome inscrito no “Livro da Vida”. Além disso, o grande feriado é o tempo em que se celebra o “dia do julgamento”.

Segundo as tradições judaicas, esses julgamentos são relembrados em diferentes ocasiões experimentadas no primeiro dia do ano. Os judeus acreditam que foi nesse dia que Adão e Eva ingeriram do fruto da Árvore Proibida e que Caim teria assassinado seu irmão Abel. Paralelamente, o grande feriado também é compreendido como o dia da lembrança.

O dia da lembrança faz referência ao importante dia em que Abraão demonstrou sua abnegação espiritual ao quase sacrificar Isaac, seu único filho, à mando de D’us. Esse evento exorta os praticantes do judaísmo a sempre acolherem aos designíos de D’us sem questioná-lo. Somente são abençoados aqueles que obedecem às orientações divinas sem, em nenhum momento, duvidar de seu proveito e suas bençãos.

Uma última comemoração que integra essa importante festividade religiosa judaica é o dia do toque do shofar. Espécie de instrumento musical sagrado tocado para se relembrar a história de Abraão e o carneiro que foi oferecido à D’us. Além disso, muitos judeus acreditam que o uso desse instrumento relembra a proximidade do povo judeu aos grandes propósitos de seu único e verdadeiro D’us.

____________

[1] FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/hebreus/rosh-hashana.htm

[2] Rosh Hashaná é o aniversário do universo, o dia em que D’us criou Adam e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Começa ao pôr do sol na véspera
de 1º de Tishrei (18 de setembro de 2020) etermina após o anoitecer em 2 de Tishrei
(20 de setembro de 2020).
FONTE: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/603056/jewish/Rosh-Hashan.htm

[3] Tishrei ou Tishri (em hebraico: ‘תִּשְׁרִי ou תִּשְׁרֵי, do acadiano tašrtu —“início”—, de šurrû —“iniciar”—) é o primeiro mês do calendário civilhebraico, e o sétimo mês do calendário religioso, sendo um mês lunar de 30 dias. Inicia-se no outono do hemisfério norte.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tishrei

Compiled by

André Garcia Martin possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, especialização em Ecologia Urbana e Planejamento do Espaço Urbano e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Estudioso das questões sociais e filosóficas, dedica-se, também,  ao judaísmo humanista.

Andre Garcia Martin
Andre Garcia Martinhttp://twoflagspost.com
Arquiteto e Urbanista, Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas André Garcia Martin.´.

Artigos Mais Recentes

A Paz é Fruto da Coragem de Perdoar

Em tempos de polarização aguda e discursos cada vez mais carregados de ressentimento, as...

Silencio Estratégico ou Distanciamento-Tático

Leia, Comente no Final da Matéria e Compartilhe A saída quase simultânea de duas jornalistas...

A verdade que sangra e a Lei que incomoda

Há momentos na história em que a omissão de um povo não se mede...

A quem serve desafiar a Lei Magnitsky?

Não se trata mais de direita ou esquerda, de governo ou oposição, de apoio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

Howard Resnik: um visitante ilustre e suas revelações …

Florianópolis recebeu uma visita admirável. Trata-se de  Howard Resnik, PH.D em Sânscrito e Indologia...

TAÍ CHI UM SANTO REMÉDIO PARA A IDADE ADULTA – IN LAS VEGAS REVIEW JOURNAL BY JESSIE BEKKER

Por Jessie Bekker Las Vegas Review-Journal Tradução Jornalística: Rosa Maria Donini Souza DiasLaurence Berkley,...

Novidades