InícioPolíticaRoda Viva-: Loyolas e Torquemadas

Roda Viva-: Loyolas e Torquemadas

quarta-feira, maio 29, 2024

A TV Cultura de São Paulo deu um espetáculo de incompetência jornalística que certamente servirá de referência sobre o que não deve e nem pode ser feito por profissionais de comunicação.

Na ânsia de julgar, em vez de entrevistar, colocaram a perder a oportunidade de uma entrevista que poderia esclarecer o que de fato interessa aos eleitores, ou seja, se o candidato ao cargo presidencial tem conhecimento suficiente para dirigir um país no momento de uma grave crise.

Em vez disso assistiu-se ao vivo e a cores a um tribunal do santo oficio, onde loyolas e torquemadas, travestidos em jornalistas, exibiram seu ódio ao contraditório. Donos absolutos da verdade se deram ao direito de falar em nome de toda a sociedade brasileira, vociferando rótulos e jogando publicamente na lata de lixo os princípios fundamentais de uma profissão que exige respeito, imparcialidade e honestidade intelectual.

O tradicional programa Roda Viva rasgou a própria História, construída ao longo de anos. O coordenador do programa, no alto de sua bazófia, chegou ao cúmulo de perguntar ao candidato sobre dados de sua biografia publicada no Wikipedia, enciclopédia livre, criada e editada por voluntários ao redor do mundo e hospedada por uma fundação do mesmo nome. Certamente não foi aplicado o suficiente para procurar por fontes jornalísticas atuais.

O eleitor, sentado em sua poltrona às 10 horas da noite, queria saber de coisas práticas que afetam sua vida, do tipo qual a política de saúde que será adotada, quais os planos para recuperar o SUS, como disciplinar os planos de saúde, o que se projeta para a educação, se o candidato tem um mínimo razoável de conhecimento do funcionamento econômico ou vai depender de opiniões alheias, como vai estabelecer as relações internacionais e o comércio externo e vai por aí à fora.

Mas a função do Roda Viva não foi essa, mas sim em transformar o centro da roda em picadeiro ou, pior ainda, numa imensa fogueira cujo intento era apenas o de queimar os que pensam diferente e tem a ousadia de dizer.

Preconceituosos, raivosos e pouco lidos, chegou-se até a afirmar que Jesus era um imigrante, fizeram uma ponte ideológica entre o passado e o presente que passou por cima do conhecimento bíblico e histórico.

Ao eleitor nada acrescentou a não ser a certeza que perdeu uma horinha de sono assistindo o ódio explicito de jornalistas incompetentes que nada esclareceram.

Terminado o programa ficaram as constatações de que nada se sabia do programa de governo e da capacidade do candidato e de que o Roda Viva parecia estar comprometido com outra coisa que não o esclarecimento do eleitor.

 

 

 

 

 

Artigos Mais Recentes

Ginásio do Ibirapuera: Passado, Presente e Futuro de Um Ícone Paulistano – Past, Present, and Future of a São Paulo Icon

Localizado no coração de São Paulo, o Ginásio do Ibirapuera é mais do que...

A Montanha Pariu Um Rato – Much Ado About Nothing!

Por favor, comente, curta e compartilhe!Você já ouviu a expressão "a montanha pariu um...

Desvendando as Raízes das Inundações: Um Alerta de Fernão Lara Mesquita – Radices diluvii retegentes

Hoje, é essencial destacar a voz de um ícone do jornalismo brasileiro, Fernão Lara...

A Força Indomável do Espírito Gaúcho: nunca é tarde para orar ! The Indomitable Spirit of the Gaúcho: It’s Never Too Late to...

Em meio às adversidades que testam os limites humanos, a cidade de Porto Alegre,...

3 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente fiquei pasmo. Adoro o Roda Viva, mas presenciei um Roda da Morte. Jornalistas inconsequentes, insanos, incompetentes, simplesmente jogaram este belíssimo programa na latrina do jornalismo. Nota zero para a TV CULTURA por ter destruído este programa e esta entrevista que culturalmente foi ZERO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

00:05:00

Desmoronando o Comunismo Cubano – Cuban Communism Crumbling Down

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareNeste fim de...
00:01:22

ISRAEL DECLARA PRESIDENTE DO BRASIL PERSONA NON GRATA – ISRAEL DECLARES BRAZILIAN PRESIDENT PERSONA NON GRATA

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar   /  Remember to comment, like and share  Declarações...

Revolta Africana: A Luta Contra a Exploração Centenária e as Tensões Globais Emergentes

A África, é um continente que congrega vários países, em sua grande maioria, em...

Novidades