Cada vez mais observa-se que é maior o número de brasileiros que viajam para o exterior, principalmente para os Estados Unidos, assunto deste artigo. Alguns vão para passear e conhecer, são os turistas, e outros vão para morar, os imigrantes.

Para os que viajam como turistas, é bom lembrar sempre que há um Consulado Brasileiro nos principais Estados Americanos, que aí estão para auxiliar, dar suporte e orientação em qualquer dúvida ou problema que ocorra. Quando a sede Consular não está, fisicamente, na região necessitada, a sua jurisdição abrange, com certeza, o local desejado.

O corpo Consular está cada vez mais aparelhado e conectado para prestar ajuda aos brasileiros. Os casos mais comuns entre viajantes são perda de passaportes, doença grave ou queda que necessite internação, nascimento de bebês prematuros durante a viagem, ou prisão.

Também há o caso de empresários brasileiros que querendo abrir negócios ou montar parcerias, muitas vezes, não se atentam ao fato de que podem usufruir do apoio, da recomendação, e ter acesso à Câmara de Comércio local através do Consulado Brasileiro.

Para os imigrantes representa o elo entre o Brasil e os que vivem na América, auxilia nas emergências, na emissão de passaportes novos para regresso ao Brasil, certidões de nascimento das crianças nascidas na América mas que também tem o direito à cidadania brasileira, atestados, enfim de inúmeros assuntos e consultas que podem ser tratadas através dos nossos Consulados e pelos brasileiros que lá trabalham.

Especificamente há, um setor de Assistência aos brasileiros que vivem em Nevada, Las Vegas e adjacências e que se servem do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, que abrange não só Nevada, como também Arizona, Idaho, Utah, Montana, Wyoming, Hawai e Sul da California. Todos os que vivem nessa àrea podem dirigir suas questões à Los Angeles, o responsável por todo esse enorme espaço geográfico dentro dos Estados Unidos.

Também pode-se utilizar o Consulado para divulgar assuntos de interesse público das comunidades, concursos, assuntos variados sobre medicina, leis e tudo mais que possa despertar e melhorar a vida dos brasileiros. E o melhor de tudo é que os serviços consulares são gratis, pagando-se somente as taxas oficiais para emisão de documentos, etc.

Seguem abaixo 3 importantes informações do nosso Consulado Geral do Brasil em Los Angeles bem como os endereços eletrônicos para que todos possam salvar e seguir para acompanhar e participar das atividades do Brasil na América.

1) Não é necessário utilizar despachantes para ter acesso aos serviços do Consulado. Estamos aqui para prestar atendimento de forma simplificada para a comunidade. Nossa equipe está sempre à disposição para responder quaisquer dúvidas por e-mail. O atendimento é rápido e nunca paramos, mesmo com a pandemia. Não é preciso pagar a mais por serviços que podem ser feitos diretamente conosco. Mais informações:

https://www.instagram.com/p/CLxe83zFnYF/

2) Desde a semana passada, implementamos um sistema chamado “e-consular”. Essencialmente, os serviços consulares agora devem ser solicitados por meio dessa nova plataforma. É algo simples e que facilita a vida do brasileiro, e que continuará em funcionamento mesmo após a pandemia. Mais informações:

https://www.instagram.com/p/CMVpxlhFAXt/

3) Nós oferecemos um serviço que é gratuito, mas poucas pessoas conhecem. A cada mês, temos uma clínica de atendimento jurídico e uma clínica de atendimento psicológico. O serviço é prestado em português, por telefone, de forma individual. É um serviço muito bacana, que merece ter mais alcance. Esse mês, as clínicas ocorrerão no dia 26, sexta-feira que vem. Mais informações:

https://www.instagram.com/p/CMiYThnll7u/

e

https://www.instagram.com/p/CMiYH3pl1r1/

Eliana Camargo, Two Flags Post, Founder, International Correspondent, Journalist Mtb 0083568/SP/BR, graduated from Universidade Mackenzie in SãoPaulo.

 

 

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.