Leia, curta, compartilhe e conte . . .
— Vovô, por que esse negócio se chama Bluetooth?
Boa pergunta, Júlia e Beatriz! E a resposta é bem engraçada: Bluetooth quer dizer “dente azul”. Blue significa azul e tooth, dente.
— Dente azul, Vovô? Que nome esquisito!
Pois é! Essa história começou há mais de mil anos, com um rei chamado Harald, que viveu na Dinamarca. Ele tinha o apelido de Blåtand, que ficou conhecido em inglês como Bluetooth. Ninguém sabe com toda certeza por que recebeu esse apelido, mas a explicação mais conhecida é que Harald tinha um dente bem escuro, que parecia azulado. E assim ele acabou conhecido como Harald “Dente Azul”.
Harald viveu no tempo dos vikings, povos que moravam principalmente no norte da Europa, em lugares que hoje conhecemos como Dinamarca, Noruega e Suécia. Eles eram ótimos navegadores, viajavam em seus grandes barcos por mares distantes, comerciavam, exploravam novas terras e também participavam de guerras e conquistas.
Mas quem eram os vikings e como viviam? Ah, essa é uma outra história… e fica para uma outra vez!
Voltemos ao nosso rei. Harald ficou conhecido também por ajudar a unir povos que antes viviam separados.
Muitos e muitos anos depois, quando inventaram uma tecnologia para fazer aparelhos diferentes conversarem entre si, sem precisar de fios — como o computador e o mouse, o celular e os fones de ouvido — alguém se lembrou do velho rei.

A ideia era simples e divertida: se Harald ajudou a unir pessoas, o Bluetooth ajudaria a unir aparelhos!
E tem mais uma surpresa, Júlia e Beatriz. Aquele símbolo que vocês veem quando ligamos o Bluetooth foi criado juntando duas antigas letras rúnicas, que representam as iniciais H e B, de Harald Bluetooth.
Mas o que são letras rúnicas?
As runas eram sinais usados como letras pelos antigos povos do norte da Europa. Eram uma espécie de alfabeto muito antigo, usado para escrever nomes, palavras e pequenas mensagens.
Por isso, quando vocês virem aquele símbolo azul no celular ou no computador, já podem dizer:
— Olha, Vovô! O rei Dente Azul está fazendo os aparelhos conversarem!
E pensar que um rei que viveu há mais de mil anos acabaria dando seu apelido à tecnologia que faz até o mouse do Vovô conversar com o computador!
Vovô


