Costa da Lagoa é uma pequena comunidade que margeia a porção norte da Lagoa da Conceição na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, de acesso definido como fácil  é possível chegar lá de barco, lancha, iate ou, pelos amantes da natureza,  por trilhas.

A trilha que sai do bairro de Ratones,  possui um estacionamento onde pode-se deixar o carro, o que facilita a aventura. Tem cerca de 1806 metros e leva cerca de 40 minutos. Começa no sopé de uma montanha no Norte da Ilha. O caminho é íngreme e em alguns trechos, exige cuidado dos iniciantes, mas para os que curtem desbravar caminhos silvestres é considerado de fácil acesso, e vale a pena por sua beleza, pelo ar puro e pela aventura.

A Trilha da Lagoa – Photo Jornalista Rosa Maria

É indescritível caminhar pela Mata Atlântica, perfeitamente conservada, onde não se vê nenhum vestígio de devastação, nem mesmo lixo causado por latas ou mesmo papel. Tombada como Área de Preservação Cultural é frequentada por um público consciente. Aqui e ali pode-se visualizar uma gralha azul, um tucano de bico verde, um sagui ou macaco prego.

O Mapa do Caminho com informes importantes.

Ao chegar ao topo, uma deslumbrante vista da Lagoa se descortina, com um contorno de beleza sem fim e adiante, as dunas, o mar que se espraia até perder de vista.

Depois do esforço da caminhada, de oxigenar os pulmões com um ar que parecia não existir mais, vem a recompensa de poder sentar em um dos restaurantes familiares locais, repor as energias, comer um camarão ou um peixinho na brasa, pescado alí mesmo.

Eta lugarzinho aconchegante, de gente cordial!!! Coisas perdidas no tempo!

Quem gosta de trilha pode optar também por desbravar o caminho histórico que começa na própria Lagoa, no Canto dos Araçás. Ao longo do trajeto é possível conhecer os calçamentos de pedras coloniais, o engenho de farinha do final do século 19 e o sobrado construído em 1780.  Lugar bonito! De lá saem barcos para ir à Costa da Lagoa. Há estacionamentos por 15 reais pra deixar o carro e pegar o barco. Há tb uma trilha de média dificuldade e de 2 h de duração pra quem prefere.

Outra alternativa para visitar a Costa da Lagoa é seguir por via marítima. Para quem não tem lancha, existem dois terminais lacustres, para se pegar um barco, um fica no centrinho da Lagoa da Conceição, ao lado da ponte da Lagoa, e dura aproximadamente 45 minutos. O outro localiza-se no Rio Vermelho, com acesso pela SC 406, e o percurso de barco dura aproximadamente 15 minutos.

Na Costa da Lagoa, há uma pequena igreja de Santa Cruz entre os inúmeros restaurantes. Aproveite também para visitar o caminho por dentro da comunidade e conhecer a bela cachoeira do local.

É impossível não se emocionar com esta Obra do Grande Arquiteto do Universo, e da homenagem que lhe prestou o poeta Claudio Alvim Barbosa / ZININHO através do RANCHO DE AMOR A ILHA, oficializado como Hino de Florianópolis.

“Um pedacinho de terra,
perdido no mar!…
Num pedacinho de terra,
beleza sem par…

Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!

Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional

Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.

Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar…”

José Roberto de Souza Dias, PhD.’.

https://twoflagspost.comTwo Flags Post Founder, Publisher & Editor-in Chief Journalist, Mtb 0083569 / SP/BR, Master in Economic History and PhD in Human Sciences at the University of São Paulo, Doctor Honoris Causa at the Faculty of Social Sciences of Florianópolis – Cesusc

Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc.

Two Flags Post, Founder, Sciences, Health, Education & Environment Editor, Journalist – Mtb 0083570/SP/BR, IAL Scientific Researcher.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.