Natalicio Candido da Silva, brasileiro de 78 anos mais uma vez participando e abrilhantando a maratona ocorrida em Las Vegas no dia 26 de Fevereiro e também participando da corrida de 5K no dia anterior também em Las Vegas.
Foi em 1985 a primeira maratona que ele correu nos Estados Unidos e a partir de 1987 participou direto em praticamente todas as maratonas internacionais, especialmente a de Nova York, que é a maior do mundo. Hoje, com mais de 15 maratonas corridas em Nova York já não necessita mais de sorteio pois é convidado com inscrição garantida e saida no primeiro pelotão de elite.
Veio nas maratonas de Las Vegas em 2003, 2004 e 2006 e após todos esses anos, notou como a cidade cresceu e também admirou a ótima organização da corrida bem como o acolhimento dado aos atletas para pegar os kits, o ponto de largada, a area de concentração, a hidratação dos corredores, tudo foi muito bem trabalhado pelos organizadores..
Muitos detalhes marcaram sua participação neste evento e foi maravilhoso quando entrou na Strip, ao entardecer, com as luzes ja acessas e a placa de bem vinda a Las Vegas brilhando, foi exemplar, porque geralmente a maratona é durante o dia. A quantidade de pessoas espalhadas pelo caminho assistindo, bandas tocando na rua a cidade participou muito do evento, que ocorreu mesmo sob chuva. O tempo chuvoso ajudou aos maratonistas pois não sentiram muito os efeitos do clima de deserto, com ar seco de Las Vegas.
Antigamente a maratona começava no deserto e acabava no aeroporto.
Ao que lhe pareceu havia de 10 a 12 brasileiros na corrida de 5k, sendo que na sua faixa etaria foi o único, os demais todos abaixo de 50 anos.. Está ainda aguardando a classificação na maratona,
Na prova dos 5 kilometros no sábado havia cerca de 5 a 7 mil pessoas participando.
Participante de 78 maratonas destacando-se 21 em Nova York,e as demais em Paris, Madri, Berlim, Hamburgo, Chicago, Miami. Em 1995 participou de um campeonato mundial de veteranos na equipe de brasileiros,que, segundo ele, foi uma de mais lindas, começou na Universidade de Bufalo e a terminou em frente as cataratas de Niagara ..
No Brasil a principal é a corrida de São Silvestre que participa todo ano desde 1964.
Para correr maratona, pessoas acima de 60 anos que ja praticaram esportes podem voltar a correr mediante avaliaçaõ medica,e depois iniciar com caminhadas e ,ir se adaptando e ter um orientador e aos poucos, sendo constante nos treinamentos ele consegue atingir os objetivos, são ponderações do nosso atleta.
“A Maratona em Nova York que fazia com 3 horas e pouco agora ja faço em 7 horas por causa da idade tenho que me adaptar, Exercicio, corridas, academia, musculação, natação, são constantes durante minha semana, para manter o físico alinhado nos esportes. Aprender a mensurar a capacidade é essencial, por exemplo como correu 5k no sábado e ia correr 21k a maratona no domingo, programar o tempo para não se exaustar.”, disse o maratonista Sr. Natalício em nossa entrevista.
Aposentado, formado em Economia, Administração e Contabilidade, trabalhava na Comissao Nacional de Energia Nuclear e ainda leciona na Faculdade de Economia Flamingo em São Paulo.Com três 3 filhos, todos formados pelas melhores escolas de Sao Paulo, uma é engenheira formada pela FEI e hoje é alta executiva na Airbus em Madri, Espanha, um filho formado em analista de sistemas, trabalha na Claro em São Paulo e outra filha hoje é juíza federal.
O esporte, a corrida nos faz conhecer pessoas de todo mundo como conheci a brasileira moradora de Las Vegas Neusa Toloto que foi quem me colocou em contato com seu jornal, para efeito desta matéria.
Palavras do Sr. Natalício: “ A vida inteira pratiquei esportes, tenho amigos da faculdade que até hoje encontro e vejo como estou com saúde e enquanto eu puder eu vou continuar.”
Eliana Camargo & Charles Saba
Jornalistas
Two Flags Post
Eliana Camargo
Realtor
Certified International Property Specialist (CIPS)
Florida Connexion Properties Inc.
License # SL3137126
Urban Nest Realty – Nevada
License # S.0184506
(407) 625-9118