InícioEsportesCorridaVeterano Corredor Brasileiro Destaca-se na Maratona de Las Vegas - By...

Veterano Corredor Brasileiro Destaca-se na Maratona de Las Vegas – By Eliana Camargo & Charles Saba

quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Natalicio Candido da Silva, brasileiro de 78 anos mais uma vez participando e abrilhantando a maratona ocorrida em Las Vegas no dia 26 de Fevereiro e também participando da corrida de 5K no dia anterior também em Las Vegas.

Foi em 1985 a primeira maratona que ele correu nos Estados Unidos e a partir de 1987 participou direto em praticamente todas as maratonas internacionais, especialmente a de Nova York, que é a maior do mundo. Hoje, com  mais de 15 maratonas corridas em Nova York já não necessita  mais de sorteio pois é convidado com inscrição garantida e saida no primeiro pelotão de elite.

Veio nas maratonas de  Las Vegas em 2003, 2004 e 2006 e após todos esses anos, notou como a cidade cresceu e também admirou a ótima organização da corrida bem como o acolhimento dado aos atletas para pegar os kits, o ponto de largada, a area de concentração, a hidratação dos corredores, tudo foi muito bem trabalhado pelos organizadores..

Muitos detalhes marcaram sua participação neste evento e foi maravilhoso quando entrou na Strip, ao entardecer,  com as luzes ja acessas e a placa de bem vinda a Las Vegas brilhando,  foi exemplar, porque geralmente a maratona é durante o dia. A quantidade de pessoas espalhadas pelo caminho assistindo, bandas tocando na rua a cidade participou muito do evento, que ocorreu mesmo sob chuva. O tempo chuvoso ajudou aos maratonistas pois não sentiram muito os efeitos do clima de deserto, com ar seco de Las Vegas.

Antigamente a maratona começava no deserto e acabava no aeroporto.

Ao que lhe pareceu havia de 10 a 12 brasileiros na corrida de 5k, sendo que na sua faixa etaria foi o único, os demais todos abaixo de 50 anos.. Está ainda  aguardando a classificação na maratona,

Na prova dos 5 kilometros no sábado havia cerca de 5 a 7 mil pessoas participando.

Participante de 78 maratonas destacando-se 21 em  Nova York,e as demais em  Paris, Madri, Berlim, Hamburgo, Chicago, Miami. Em 1995 participou de um  campeonato mundial de veteranos na equipe de brasileiros,que, segundo ele,  foi uma de mais lindas, começou na Universidade de Bufalo e a terminou em frente as cataratas de Niagara ..

No Brasil a principal é a corrida de São Silvestre que participa todo ano desde 1964.

Para correr maratona, pessoas acima de 60 anos que ja praticaram esportes podem voltar a  correr mediante avaliaçaõ medica,e  depois iniciar com  caminhadas e ,ir se adaptando e ter um orientador e aos poucos, sendo constante nos treinamentos ele consegue atingir os objetivos, são ponderações do nosso atleta.

Image: Maratonista Brasileiro Natalicio Candido da Silva

“A  Maratona em Nova York que fazia  com 3 horas e pouco agora ja faço em 7 horas por causa da idade tenho que me adaptar, Exercicio, corridas,  academia,  musculação, natação, são constantes durante minha semana, para manter o físico alinhado nos esportes. Aprender a mensurar a capacidade é essencial, por exemplo como correu 5k no sábado e ia correr 21k a maratona no domingo,  programar o tempo para não se exaustar.”, disse o maratonista Sr.  Natalício em nossa entrevista.

Aposentado, formado em Economia, Administração e Contabilidade, trabalhava na Comissao Nacional de Energia Nuclear e ainda leciona na Faculdade de Economia Flamingo em São Paulo.Com três 3 filhos, todos formados pelas melhores escolas de Sao Paulo, uma é  engenheira formada pela FEI e hoje é alta executiva na  Airbus em Madri,  Espanha, um filho formado em analista de sistemas, trabalha na Claro em São Paulo e outra  filha  hoje é  juíza federal.

O esporte, a corrida nos faz conhecer pessoas de todo mundo como conheci a brasileira moradora de Las Vegas Neusa Toloto que foi quem me colocou em contato com seu jornal, para efeito desta matéria.

Palavras do Sr. Natalício: “ A vida inteira pratiquei esportes, tenho amigos da faculdade que até hoje encontro e vejo como estou com saúde e enquanto eu puder eu vou continuar.”

Eliana Camargo & Charles Saba

Jornalistas

Two Flags Post

Eliana Camargo
Realtor 

Certified International Property Specialist (CIPS)
Florida Connexion Properties Inc.

License # SL3137126

Urban Nest Realty – Nevada

License # S.0184506
(407) 625-9118

Eliana Camargo
Eliana Camargohttp://www.twoflagspost.com
Eliana Camargo, Fundadora do Two Flags Post, Correspondente Internacional, Jornalista Mtb 0083568, graduada pela Universidade Mackenzie, São Paulo/Brasil

Artigos Mais Recentes

ISRAEL DECLARA PRESIDENTE DO BRASIL PERSONA NON GRATA – ISRAEL DECLARES BRAZILIAN PRESIDENT PERSONA NON GRATA

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar   /  Remember to comment, like and share  Declarações...

Quando a Ciência e a Arte se encontram milagres acontecem – When Science and Art meet miracles happen ​

Elvis Presley ao vivo, no palco, 45 anos após sua morte! Esse “milagre” da...

Em Ação Cinematográfica Israel Resgata Reféns Israelenses-Argentinos – In Cinematic Action, Israel Rescues Israeli-Argentinian Hostages

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar  Esta é uma noticia que todo jornalista, consciente de...

AGORA É SAMBA!!! JURERE INTERNACIONAL NOW IT’S SAMBA!!!

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar  JURERE INTERNACIONAL, AGORA É SAMBA!  Na região norte da Ilha...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

Pistas, Curvas e Vovós Velozes – Tracks, Turns, and Speedy Grannies

Leia, Comente, Compartilhe e dê seu LikeLas Vegas, icônica por sua vida noturna e...
00:01:54

Glória Tricolor: São Paulo Conquista Título Histórico da Copa do Brasil em Empate Épico com o Flamengo

No último domingo, dia 24 de setembro, a história do São Paulo Futebol Club...

Por que a musculação ajuda no controle da pressão arterial ?

A hipertensão é uma doença altamente prevalente e silenciosa. A persistência da pressão arterial...

Novidades