InícioViagensPomerode, a pequena Pomerânia catarinense...

Pomerode, a pequena Pomerânia catarinense…

sexta-feira, fevereiro 23, 2024

A atual localização geográfica da Pomerânia compreende uma parte do território da Alemanha e da Polônia,  banhadas pelo Mar Báltico. No entanto, as  fronteiras da Pomerânia sofreram inúmeras alterações ao longo dos séculos. Primeiramente é preciso destacar que o continente Europeu era um caldeirão regido por grandes guerras, epidemias e fome.

A posição estratégica de seu território e a riqueza de seu solo explicam, de certa forma, estar constantemente envolvida nas disputas que a Europa se envolveu nos séculos passados e após a segunda a segunda Guerra Mundial passou a  ter a configuração geopolítica atual.

Ainda no século XIX a inclemência das disputas europeias levaram a dispersão de parte de sua população. Para o Brasil vieram cerca de 30 mil imigrantes, parte deles para Santa Catarina onde fundaram Pomerode, posteriormente considerada a cidade mais Pomerana do Brasil.

Localizada na microrregião de Blumenau,  no Vale Europeu de Santa Catarina, Pomerode  é  uma cidade onde seus descendentes procuram preservar a cultura e a língua. De fato, fala-se mais a língua pomerana em Santa Catarina do que na Europa.

Em 2000, uma cópia do portão de tijolos do porto marítimo em Estetino (Szczecin) foi inaugurada  em Pomerode. É um símbolo da região Pomerânia e sua capital Estetino (depois da Segunda Guerra Mundial na Polônia)

Tais  fatos estimulam a nascente indústria do turismo pomerano. Suas estruturas ainda são simples, mas pela fibra desses bravos  descendentes de imigrantes europeus tudo leva a crer que aqui se repetirá o mesmo fenômeno que ocorreu na serra catarinense e gaúcha,  nas cidades de São Joaquim, Bento Gonçalves, Gramado e Canela.

Porcelana Schmidt Pomerode SC BR

Devido à característica empreendedora de seus colonizadores, há várias fábricas de confecções de roupas, principalmente infantis, que ao lado das  inovadoras atividades turísticas tem atraído muitos trabalhadores brasileiros que saem de suas regiões no norte e nordeste do país em busca de empregos.

A Industria do Turismo está em franco crescimento, além do foco na cultura pomerâna expande para outros segmentos como de confecções, porcelanas e outros, possui inclusive um bem montado museu do automóvel e um zoológico cada vez mais visitado

A simplicidade de seus habitantes, os cenários bucólicos com casas no estilo enxaimel e uma cozinha típica alemã atraem migrantes em busca de emprego e turistas de todo país.

Pomerode Encanta com sua Cultura, Belezas Naturais e Vibrante Turismo

Pomerode é famosa por suas festas tradicionais que celebram a cultura e tradições alemãs. Uma destas  é a Oktoberfest, que acontece no mês de outubro e atrai turistas de todo o país. Durante a festa, é possível apreciar a música típica, danças folclóricas, gastronomia tradicional e, é claro, degustar as famosas cervejas artesanais da região.

Outra festa popular é a Pomeroder Weihnachtsfest, que ocorre durante o período natalino. A cidade se transforma em um verdadeiro cenário encantado, com luzes, decorações temáticas e uma variedade de apresentações culturais.

Wunderwald Restaurante

A festa da Páscoa em Pomerode, conhecida como Osterfest, é uma das celebrações mais tradicionais e encantadoras da cidade. Realizada durante o período da Páscoa, festa reúne moradores e visitantes em uma atmosfera festiva e cheia de alegria.

Uma das principais atrações da Osterfest é um enorme Ovo de Páscoa e a  Osterbaum, árvore de Páscoa gigante,  decorada com milhares de casquinhas de ovos pintadas à mão. É um espetáculo visual impressionante que encanta a todos. Além disso, há desfiles temáticos, apresentações musicais, danças folclóricas e teatro infantil, proporcionando entretenimento para todas as idades.

Outras festas, igualmente atrativas, acontecem ao longo do ano, como a Frühlingsfest, conhecida como a Festa da Primavera; Motorradfest, encontro de motociclistas;  o Festival de Inverno de Pomerode; Bierwagenfest: dedicada às cervejas artesanais e a Pomerode Bierfest, festival que reúne diversas cervejarias artesanais da região

Pousadas e Hotéis

Pomerode oferece diversas opções de hotéis e pousadas para acomodar os visitantes durante sua estadia na cidade. Entre estes destacam-se os Hotéis: Bergblick, Quinta da Bela Vista, Schroeder e as Pousadas: Lena Rosa, Portal do Vale, Harmonie, Do Imigrante e Blauberg.

Pousada do Imigrante: encanto e beleza da vida no campo.

A Blauberg é uma pousada localizada na cidade, com uma decoração simples, porém contemporânea, com um ambiente aconchegante. A Pousada do imigrante ao contrario, se situa fora da cidade e busca mostrar ao hospede a vida simples dos primeiros imigrantes na região, com cenários bucólicos e acolhedores.

Pousada Blauberg, cordialidade alemã se mescla com um café delicioso.

Essas são apenas algumas sugestões de, pousadas e restaurantes em Pomerode. A cidade possui uma variedade de opções para diferentes gostos e orçamentos. Recomenda-se fazer uma pesquisa mais detalhada e consultar avaliações de outros visitantes para escolher a melhor opção de acordo com suas preferências.

Cafés e Torterias

Em Pomerode, assim como em outras cidades com influência alemã, é possível encontrar os chamados “cafés coloniais”. Esses cafés são conhecidos por oferecer uma variedade de pratos típicos da culinária alemã, geralmente em formato de buffet, onde os visitantes podem desfrutar de uma refeição farta e diversificada.

Alguns cafés coloniais populares em Pomerode são: Café Colonial Opa’s: Oferece um buffet com uma ampla seleção de pratos alemães, como salsichas, bolos, tortas, pães, geleias, entre outros; Café Tuti Kölln: Também possui um buffet variado com especialidades alemãs, incluindo embutidos, queijos, pães, cucas e doces;  Café Colonial Rota Enxaimel: Localizado em uma casa típica de enxaimel, oferece um buffet com diversas opções de pratos da culinária alemã, com destaque para os bolos e tortas.

Na cidade  você  encontrará diversas casas especializadas em tortas, entre estas destacam-se: Torten Paradies: Uma confeitaria tradicional que oferece uma variedade de tortas, bolos e doces, incluindo as clássicas tortas alemãs; Tortas Mari: Uma confeitaria conhecida por suas tortas artesanais feitas com ingredientes frescos e de qualidade; Café Tedesco: famoso por suas tortas caseiras, com sabores como maçã, chocolate, morango e outros; Tortas da Gisela: uma opção popular para quem busca tortas frescas e saborosas.

Restaurantes

No universo gastronômico destaca-se: Restaurante Wunderwald: oferece pratos típicos da culinária alemã, como salsichas, chucrute e joelho de porco,  mas com preços não muito atraentes; Osteria Sapore di Pasta, um restaurante italiano com pratos deliciosos de massas, pizzas e frutos do mar; Restaurante Schroeder: especializado em pratos alemães, como Eisbein, o  Mon Cheri Bistrô e o Restaurante Brotland.

O  Mon Cheri Bistrô é uma casa de gastronomia romena,  fundada por casal de romenos, naturais de Bucareste, o restaurante é o único que serve a culinária romena no Brasil.

Segundo os proprietários, a gastronomia romena é conhecida por ser diversificada e influenciada pela culinária de outros países árabes e europeus.

para os amantes dos cafés em grão, quanto para quem gosta da bebida diluída em drinks especiais.

O Restaurante Brotland Pomerode, pode ser também uma Otima opção para quem quer comer bem. Localizado ao lado do restaurante Wunderwald, na Avenida XV de novembro apresenta uma comida variada e saborosa. Com uma arquitetura tipica   e  um ambiente charmoso e aconchegante,  oferece buffet livre ou por quilo por um preço justo.

Brotland Restaurante em Pomerode/SC-BR -maio 4,2023
Restaurante Brotland: um dos ambientes internos
Restaurante Brotland: sobremesas

Há um portal  na entrada da cidade, onde se consegue um map com pontos turísticos e dicas de restaurantes e de lanches da tarde, cheios de delícias típicas da região. Vale conhecer!!!!

Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc
Rosa Maria Donini Souza Dias, MSchttp://twoflagspost.com
Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc. Two Flags Post Fundadora, Editor de Ciências, Saúde, Educação e Meio Ambiente, Jornalista - Mtb 0083570/SP/BR, Pesquisador Científico do IAL.

Artigos Mais Recentes

ISRAEL DECLARA PRESIDENTE DO BRASIL PERSONA NON GRATA – ISRAEL DECLARES BRAZILIAN PRESIDENT PERSONA NON GRATA

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar   /  Remember to comment, like and share  Declarações...

Quando a Ciência e a Arte se encontram milagres acontecem – When Science and Art meet miracles happen ​

Elvis Presley ao vivo, no palco, 45 anos após sua morte! Esse “milagre” da...

Em Ação Cinematográfica Israel Resgata Reféns Israelenses-Argentinos – In Cinematic Action, Israel Rescues Israeli-Argentinian Hostages

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar  Esta é uma noticia que todo jornalista, consciente de...

AGORA É SAMBA!!! JURERE INTERNACIONAL NOW IT’S SAMBA!!!

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar  JURERE INTERNACIONAL, AGORA É SAMBA!  Na região norte da Ilha...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

Laughlin – Bullhead: Uma Experiência Inesquecível / Lauglin – Bullhead: An Unforgettable Journey

A apenas uma hora e meia de Las Vegas, a pequena cidade de Lauglin...
00:01:56

ATENÇÃO, amantes da velocidade e da emoção sobre quatro rodas!

Preparem-se para o GRANDE EVENTO do ano! É com grande empolgação que anunciamos o...
00:00:31

A TRILHA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO By Joe Bob & Rosa Maria Donini Souza Dias

A Costa da Lagoa é uma pequena comunidade que margeia a porção norte da Lagoa da Conceição na...

Novidades