Coletiva de imprensa anuncia isolamento do coronavírus por médicos italianos. Photo ANSA

Em coletiva o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza disse que “nas últimas horas, no Hospital Spallanzi, foi isolado o vírus do novo coronavírus. É uma informação importante a nível global. O isolamento do vírus significa muitas oportunidades de estudá-lo. Entendê-lo e saber o que pode ser feito para impedir sua difusão”.

Ainda segundo OAntagonista, os chineses já haviam isolado o novo coronavírus, mas o mesmo ser feito por um país ocidental torna mais confiável, transparente e fácil a troca de dados científicos.

Segundo a ANSA, o feito foi conquistado por virologistas do Instituto de Doenças Infecciosas do centro Spallanzani em menos de 48 horas do diagnóstico positivo de dois pacientes na Itália. A sequencia parcelado vírus isolado no laboratório italiano, denominado 2019-nCov/Italy-INMI1, foi depositado no banco de dados GenBank. Os dados já foram compartilhados com a comunidade internacional.

Acompanhe passo a passo o combate ao coronavírus através das informações e análises do Two Flags Post, veiculadas pela jornalista Rosa Maria Donini Souza Dias, Ms.C pela USP e especialista na área de Saúde Pública