InícioCiência e TecnologiaINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: o futuro do mundo conectado

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: o futuro do mundo conectado

quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Inteligência artificial (AI)

As máquinas podem pensar?

A Inteligência Artificial é a ciência e a engenharia de fazer maquinas   inteligentes, sem se limitar à métodos biologicamente observáveis, afirma John McCarthy.

A inteligência artificial( IA ) o que seria?

Trata se uma maquina alimentada por infinitas informações que coleta e análise os dados, formando  uma big data. Calcula milhares de terabytes para entender um determinado aspecto do conhecimento humano, até se tornar o mais próximo de uma inteligência formulada pelo cérebro humano.

Image Allan Turing, in Daily Mail

Em 1950 estudiosos, comandados por Alan Turing, na Inglaterra, começaram a desenvolver algoritmos que imitavam o raciocínio humano. Desde então a IA evoluiu, rapidamente, impulsionada pelo aumento exponencial do poder de processamento dos computadores e pelo acesso a grandes volumes de dados.

Alan Turing’s Enigma code-breaking machines

A IA é , sem dúvida, o avanço tecnológico mais importante do século XXI. Vem transformando todos os setores da sociedade e revolucionando a forma de como vivemos, trabalhamos e interagimos.

E essa inteligência artificial, ou IA, já está sendo utilizada sem que muitos de nós nem  percebamos. Tem sido amplamente utilizada pelo marketing recomendando produtos, a partir dos interesses que manifestamos quotidianamente  nas redes sociais. Parece coincidência, mas é simplesmente o trabalho da Inteligência Artificial.

No campo da medicina a IA esta sendo usada para diagnósticos mais precisos e na identificação de padrões em grandes conjuntos de informações médicas, facilitando o tratamento personalizado.

From Stockvault Free Images.

No setor IA, os carros autônomos, equipados com IA tem o potencial de tornar as estradas mais seguras e eficientes.

Esta sendo utilizada no planejamento, no lazer como também na pesquisa cientifica e aponta para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, armazena dados, facilita a analise para diversas finalidades, inclusive na elaboração de políticas publicas. Agora, não mais só as grandes empresas  são capazes de desenvolver tecnologia, mas, também as  médias, pequenas e as pessoas, individualmente,   também ganham com a IA.

A IA é uma ferramenta poderosa, mas sua implementação requer um enfoque ético responsável e pode beneficiar a humanidade como um todo ao incorporar princípios de inclusão e equidade. É Uma revolução em andamento, que se for bem administrada pode melhorar a qualidade de vida da humanidade e proporcionar mais segurança, justiça e prósperidade.

 

Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc
Rosa Maria Donini Souza Dias, MSchttp://twoflagspost.com
Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc. Two Flags Post Fundadora, Editor de Ciências, Saúde, Educação e Meio Ambiente, Jornalista - Mtb 0083570/SP/BR, Pesquisador Científico do IAL.

Artigos Mais Recentes

ISRAEL DECLARA PRESIDENTE DO BRASIL PERSONA NON GRATA – ISRAEL DECLARES BRAZILIAN PRESIDENT PERSONA NON GRATA

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar   /  Remember to comment, like and share  Declarações...

Quando a Ciência e a Arte se encontram milagres acontecem – When Science and Art meet miracles happen ​

Elvis Presley ao vivo, no palco, 45 anos após sua morte! Esse “milagre” da...

Em Ação Cinematográfica Israel Resgata Reféns Israelenses-Argentinos – In Cinematic Action, Israel Rescues Israeli-Argentinian Hostages

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar  Esta é uma noticia que todo jornalista, consciente de...

AGORA É SAMBA!!! JURERE INTERNACIONAL NOW IT’S SAMBA!!!

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar  JURERE INTERNACIONAL, AGORA É SAMBA!  Na região norte da Ilha...

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

Novidades