InícioPolíticaFeliz Voto Consciente, Censura Nem Pensar !!!

Feliz Voto Consciente, Censura Nem Pensar !!!

quarta-feira, maio 29, 2024

Enfim, o século XXI está iniciando, os tempos são outros…

Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Uma onda de protestos e revoluções no Oriente Médio e no Norte da Africa, conhecida como a Primavera Árabe, fez a população ir às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições de vida.

Três anos depois, em 19 de junho de 2013, eclodiu na Avenida Paulista o protesto pelo aumento nas tarifas de transporte público. De início manifestações violentas eram patrocinadas por grupos radicais que estimularam os “black bloks” ao quebra-quebra generalizado. Isso obrigou o prefeito Fernando Haddad, do PT e o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, voltarem atrás e reduzir o valor das passagens de ônibus e de metrô.

A sociedade amedrontada com a violência das manifestações e com a crise econômica que se avizinhava, substituiu as cores da Avenida Paulista, adotou o verde e amarelo, foi para rua, pacificamente, e passou a dizer em alto e bom som que “não são só os 20 centavos”.  Logo o movimento se expandiu pelo Brasil.

Simultaneamente a Operação Lava Jato desvendava   para o mundo, provas contundentes daquela que foi considerada a maior iniciativa de combate à corrupção e a lavagem de dinheiro do Brasil.

A crise econômica acelerou em 2014, se avolumou em 2015/16 e resultou em uma grande depressão. O produto interno bruto (PIB) do país caiu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016, e no final levou a queda da presidente da República, que não tinha mais condições políticas para resistir as pressões sociais condenando a corrupção.

Esses acontecimentos fortaleceram a democracia.  Hoje o cidadão brasileiro não quer apenas votar, mas participar.  Ativo nas redes sociais, deixou de ser expectador para ser ator e faz questão de influenciar nos grupos de internet a que pertence. Repudia toda e qualquer forma de controle da mídia, de censura, faz chacota com as agencias de controle, não acredita na velha mídia consorciada, nas pesquisas duvidosas, não depende de uma única fonte para formar sua opinião e não aceita a judicialização da política. A consequência de tudo isso pode ser observada pelos programas políticos obrigatórios que se transformaram em verdadeiros desertos. E, mesmo assim, só usando as redes sociais, grande parte dos eleitores já estão informados sobre os candidatos.

O voto é um espelho da consciência de cada um e a escolha não é de um nome, mas de um rumo que cada qual escolhe para si e para os seus. Afinal, política tem lado e o tempo de ficar em cima do muro já se esgotou.

Basta olhar para os dois lados e fazer sua opção. Quem não mostra seu projeto de governo está claramente dizendo a seu eleitor que sou o que sempre fui.

Necessário se faz  ficar alerta pois o  voto reflete lá na frente a realidade em que viverão nossos filhos e netas. Valores históricos que herdamos, como D´us, Família, Liberdade, Constituição, são inegociáveis.

Ao votar o eleitor deve lembrar que é fácil verificar o que seu candidato será capaz de fazer com esses valores essenciais. Basta olhar para a Latino América e ver como estão os vizinhos e com quem os candidatos têm maior afinidade pessoal e política.

Ao exercer seu direito de cidadania, faça um exercício de futurologia e visualize a vida que terá a próxima geração de seus familiares e amigos. Liberdade é coisa séria censura, nem pensar!!!

Feliz Voto Consciente!!!

José Roberto de Souza Dias, PhD, é jornalista, Doutor em Ciências Humanas e Mestre em História Econômica pela USP, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – Cesusc, Two Flags Post – Publisher & Editor-in-Chief.

 

Artigos Mais Recentes

Ginásio do Ibirapuera: Passado, Presente e Futuro de Um Ícone Paulistano – Past, Present, and Future of a São Paulo Icon

Localizado no coração de São Paulo, o Ginásio do Ibirapuera é mais do que...

A Montanha Pariu Um Rato – Much Ado About Nothing!

Por favor, comente, curta e compartilhe!Você já ouviu a expressão "a montanha pariu um...

Desvendando as Raízes das Inundações: Um Alerta de Fernão Lara Mesquita – Radices diluvii retegentes

Hoje, é essencial destacar a voz de um ícone do jornalismo brasileiro, Fernão Lara...

A Força Indomável do Espírito Gaúcho: nunca é tarde para orar ! The Indomitable Spirit of the Gaúcho: It’s Never Too Late to...

Em meio às adversidades que testam os limites humanos, a cidade de Porto Alegre,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

00:05:00

Desmoronando o Comunismo Cubano – Cuban Communism Crumbling Down

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareNeste fim de...
00:01:22

ISRAEL DECLARA PRESIDENTE DO BRASIL PERSONA NON GRATA – ISRAEL DECLARES BRAZILIAN PRESIDENT PERSONA NON GRATA

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar   /  Remember to comment, like and share  Declarações...

Revolta Africana: A Luta Contra a Exploração Centenária e as Tensões Globais Emergentes

A África, é um continente que congrega vários países, em sua grande maioria, em...

Novidades