A academia Americana de pediatria publicou on line um alerta onde chama a atenção para os aditivos encontrados nos alimentos. Porque?
O médico pediatra e professor de Pediatria na Universidade de Nova York Leonardo Trasande lembra que há uma urgente necessidade de reforma na análise dos alimentos. Quando lançados no mercado, foram examinados com antiquadas noções de segurança e com um olhar simplista sobre a saúde humana
Devido à inúmeros erros, aditivos tem sido considerados seguros, sem que seus efeitos na saúde humana tenham sido devidamente estudados. Ainda são desconhecidos os efeitos no sistema endócrino, sua ação no desenvolvimento do cérebro e na saúde das crianças.
Dados de relatórios técnicos recentes vem indicando que os aditivos podem causar sérios danos à saúde. As crianças são as mais susceptíveis pois comparadas aos adultos seu sistema metabólico é incapaz de desintoxicar se pois se encontra ainda em desenvolvimento.O relatório técnico lista como danos à saúde, a desregulação endócrina, atividade obeso genica, imunossupressão, cardiotoxicidade. A diminuição do peso do bebê, ao nascer, foi um dos efeitos mais sérios identificados em algumas classes de aditivos de alimentos amplamente utilizadas, que podem incluir produtos químicos adicionados a embalagens ou materiais de embalagem, bem como aqueles adicionados diretamente ao alimento.
Fonte: Medscape.