InícioTwo Flags Post11 de Setembro visto através da janela de um trem

11 de Setembro visto através da janela de um trem

quinta-feira, janeiro 8, 2026

Lembro-me como se fosse hoje. Estávamos chegando à Bolonha e pela janela do trem os televisores apresentavam imagens de um desses filmes que ficaram perdidos em nossa memória. Perguntei para minha esposa se estava lembrada das cenas e passei a organizar nossas mochilas para o desembarque.

Plataforma Estação Ferroviária Bologna Centrale – 2011

Como sempre fazemos em nossas viagens, por esse mundo afora, carregávamos pouca coisa, no estilo: uma roupa no corpo, uma lavando e outra de reserva. A mochila facilita a vida na Itália com suas escadas que não simplificam em nada, para quem confia nas rodinhas de suas malas.

Sem reserva nos hotéis, em um estilo aventureiro, o plano era deixar a bagagem no guarda malas da estação e procurar por um lugar. Caminhando pela plataforma notamos que não era um filme e que a mesma cena se repetia várias vezes. O barulho dos trens não permitia ouvir o que diziam. Algumas pessoas já paravam na frente dos monitores e pareciam não acreditar que aquelas cenas eram absolutamente reais.

O dia 11 de Setembro de 2001 – há dezoito anos atrás – traz para cada um de nós a lembrança daqueles ataques covardes a sociedade civil norte-americana. Passados o susto,a dor e o luto, o que se viu foi um dos mais significativos momentos de amor e  solidariedade.

A cidade  de New York, palco do maior ataque terrorista, emergiu ainda mais forte e soberana das cinzas e firmou-se ainda mais como Capital do Mundo. Da mesma forma, a democracia, a família, as liberdades individuais e coletivas e o livre mercado se firmaram como estacas fundamentais para manter um mundo, cada vez mais justo e perfeito.

Nos momentos de desesperança deve-se olhar para o terror do dia 11 de Setembro de 2001 e refletir que fora da Democracia não existe solução. A sabedoria está em faze-la evoluir, colocando tijolo sobre tijolo e, construir dessa forma, masmorras para os vícios entre os quais, a corrupção e templos para a virtude, representada pela Família e pelas liberdades individuais. Entre esses templos um se destaca por sua magnitude, a Escola, onde se aprende a ler, a contar e principalmente a pensar.

Que as cenas da janela de um trem jamais prevaleçam…

Artigos Mais Recentes

Depois dos 60, quem decide: você ou o tempo?

Curta, Compartilhe e ComenteHá palavras que vão ficando pequenas demais para as pessoas que...

Cilia Flores e o poder que não aparece nas fotos

Curta, Compartilhe e Comente Editorial – Two Flags Post | Janeiro de 2026Ne pas document,...

Quando a Medicina Ensinou o Brasil a Proteger a Vida 

Leia, Comente e Compartilhe -  Há momentos em que a história avança sem alarde, conduzida...

O Petróleo do Crime

Leia, Comente, Compartilhe... Há crimes que não se anunciam com explosões nem com discursos, mas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

Depois dos 60, quem decide: você ou o tempo?

Curta, Compartilhe e ComenteHá palavras que vão ficando pequenas demais para as pessoas que...

O Petróleo do Crime

Leia, Comente, Compartilhe... Há crimes que não se anunciam com explosões nem com discursos, mas...

Trump, o Brasil e a Ilusão dos Aliados

COMENTE E COMPARTILHE Quando a política externa deixa de ser ideológica e passa a ser...

Novidades