InícioTwo Flags PostViolência nas escolas brasileiras - By Alexandre Sonchim

Violência nas escolas brasileiras – By Alexandre Sonchim

quinta-feira, maio 8, 2025

Mais um triste episódio envolvendo violência, escola e adolescentes acontece em nosso país. Desta vez foi no município de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. Mas, o que tem este episódio tem de tão especial?

Ele foi viralizado na internet e ganhou repercussão na mídia. Só isso.

Diariamente professores e educadores são vítimas de violência em escolas. Os números muitas vezes são distorcidos pelo fato de as ocorrências serem registradas em órgãos diferentes e que não se comunicam. Há casos onde o registro fica somente na unidade de ensino, outros na secretaria de educação do município, outros na secretaria de educação do estado, alguns no boletim de ocorrência da PM e outros ainda no boletim de ocorrência da Polícia Civil.

Mas o que não muda é o fato de a violência estar acontecendo cotidianamente.

A forma com que a professora foi agredida beira a barbárie, as imagens são inquestionáveis. O vandalismo que segue após a saída da professora mostra claramente que existe uma total falta de humanidade entre os que praticam o ato e os que apoiam.

Mas, é muito importante trazer a luz, que o verdadeiro problema envolvendo a violência nas escolas está relacionado a perda dos valores de família e morais. Valores como respeito aos mais velhos, educação, hábitos como o de se dizer bom dia, boa tarde, por favor, obrigado etc.

Enquanto estes valores estiverem em segundo ou terceiro plano a solução continuará sendo, suspenção do aluno(a), transferência compulsória de escola e a responsabilização de pais e alunos nas esferas criminais e cíveis.

Sonchim

“Ética é mais que inegociável”

Artigos Mais Recentes

Operação Caracas: O Resgate Secreto que Desafiou Maduro

Leia, Comente e Compartilhe Por José Roberto de Souza Dias – Two Flags Post Foi uma...

Operation Caracas: The Daring Extraction That Defied Maduro

Read, Comment and Share - By José Roberto de Souza Dias – Two Flags Post It...

APOSENTÃO – A nova marca da velha corrupção – Brazil’s Latest Scandal

LEIA, COMENTE E COMPARTILHE - Depois do Mensalão e do Petrolão, o Brasil ganha...

Killing Me Softly With Her Song – Um Sopro de Beleza e Memória

Em tempos em que a cultura navegava em mares mais serenos, onde o romantismo...

1 COMENTÁRIO

  1. Violencia e Qualidade do Ensino

    O combate à violência nas escolas brasileiras está mais do que nunca atrasado, quanto atrasado está o combate contra o crime organizado. Em ambos os casos, a impressão que se tem é a de que se trata de uma guerra perdida… Medidas socioeducativas pouco sérias que aqui acontecem minimizam o problema, não o resolvem. Essas, repensadas à luz do que acontecem em países que superaram esse drama, poderiam a curto e médio prazo trazer resultados favoráveis. Investimentos em tecnologias, em estratégias educacionais, em capital humano e financeiro sem duvida demandam grandes esforços, mas a certeza de êxito seria um fato. Que governo, porém, teria tutano para empreendimento de tamanha decisão e força, considerando-se que em nosso país a ação política é imediatista, ou seja, tem de voltar logo em benefício aos seus agentes?… O caso educacional brasileiro exige um Plano Plurianual de Educação, plano esse com alcance sobre o tempo e os mandatos políticos, devido a sua importância e urgência. Não dá para postergar esse fato, pois constitui-se ele na maior preocupação brasileira hoje, -perdidas todas as outras esperanças

    Quem no passado poderia ter contribuído para conter a “bola” da violência e do descaminho educacional foi o PT, que chegou ao poder esbanjando esperanças, , destronando tudo, dizendo ter a verdade, só que a prática em si era falaciosa, e, por cima, ainda inventou e impôs à sociedade o famigerado Estatuto da Criança e do Adolescente. De lá para cá, porém, o que se vê e o desarranjo comportamental reinante nas escolas e fora delas, o desinteresse pelo aprendizado e por regras mínimas civilizatórias, a violência externa que se utiliza dos jovens como cobaias. Resultado: qualidade péssima do ensino básico e médio nacional que vem fragilizar o nível subsequente (se houver…) e todos os sonhos dos Jovens que, sem nenhuma preparação para o trabalho, descambam em sua autoestima e optam pelo pior que se lhes apresente… Se diz muito que o problema do pais é menos de desemprego do que da falta de pessoas minimamente capacitadas intelectual e emocionalmente para as funções oferecidas.

    Tudo isso e muito mais justifica que se dê um basta à falta de direção da educação e da formação dos jovens.

    Educação nacional deixou de ser “fichinha”. Problematizou-se. Agigantou-se em necessidade de solução. É o maior desafio que a sociedade brasileira tem à sua frente. Ninguém pode se fazer de cego diante disso. Pelo jeito, já deve estar aí quem com inteligência, autoridade e competência moral e política dará um basta nisso. Falta o começo!Como eu acredito neste país e em sua História, acredito que a vez da educação obrigatoriamente nos ronda… não dá mais para postergar! E ela terá que ser séria. Deverá ser implementada com a qualidade presente nos países que se prezam _caso contrário, o Brasil afundará de uma vez!

    Prof. Joel Joao da Silva
    Educador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

Killing Me Softly With Her Song – Um Sopro de Beleza e Memória

Em tempos em que a cultura navegava em mares mais serenos, onde o romantismo...

Conversa de Avião – Uma História para a Páscoa e o Pessach

Era um voo como tantos outros, em que estranhos se sentam lado a lado...

Goofy Behind the Wheel:

In times of overcautious pedagogy and congested moralism, an old Disney cartoon resurfaces as...

Novidades