Uma Obra Prima da Sétima Arte
Um Lindo Dia na Vizinhança
A Beautiful Day in the Neighborhood
Tom Hanks
Os aficionados pela Sétima Arte certamente irão considerar, A Beautiful Day in the Neighborhood /Um Lindo Dia na Vizinhança como um dos mais expressivos e tocantes filmes que tiveram a oportunidade de assistir.
Trata-se de um drama da vida real, contado com leveza e encantamento. Segundo, a produtora, a Sony´s TriStar Pictures, o filme baseia-se em um episódio de um dos programas de Mister Rogers’ Neighborhood.
Nesse episódio de 1988 foi exibido um quadro com cinco portas. Três destas são abertas para revelar rostos familiares dos expectadores da TV americana. A quarta mostra o rosto de um novo amigo de Rogers, o famoso e problemático jornalista Lloyd Vogel.
O jornalista está com um corte no nariz. Rogers explica que Lloyd foi ferido e está lutando para perdoar quem o feriu. Depois de explicar o que significa perdão, ponto alto do filme, o Sr. Rogers sai para encontrar Lloyd.
Lloyd Vogel é um jornalista da Esquire, conhecido por sua escrita cínica e dura. Antes de conhecer Mr Rogers foi ao casamento de sua irmã Lorraine acompanhado por sua esposa Andrea e seu filho recém-nascido, Gavin. A trama centraliza-se nessa festa e se estende pela família de Lloyd, principalmente seu pai Jerry, e daí brotam memórias de um passado nunca aceito.
A editora do jornalista Lloyd, Ellen, o designa para entrevistar o apresentador de televisão infantil Fred Rogers para um artigo de 400 palavras sobre heróis. Lloyd sente que a tarefa está abaixo dele, mas foi informado de que nenhum dos outros possíveis entrevistados estavam disposto a falar com ele, competente periodista, mas acido em seus comentários.
O que seria mais uma entrevista jornalísticas, como tantas outras, se transformou em uma terapia do entrevistador, que reluta muito em admitir que os papeis se invertiam e ele, aos poucos, passava para o outro lado da cena e estava revelando as questões mais profundas de sua alma. Rogers – perfeitamente retratado por Tom Hanks – com sabedoria, bondade e paciência conta a ele suas maneiras de lidar com o medo, a raiva, o amor e o perdão.
Determinado a expor a personalidade amigável de Rogers, Lloyd assiste a vários episódios de seu programa , mas de início não consegue discernir muita coisa. Foi necessária a convivência pessoal com Rogers, sua esposa e bastidores da TV, para começar a entender a incrível figura daquele apresentador, admirado pela maioria dos críticos e telespectadores na América
O jornalista cioso com sua profissão tenta não confundir as coisas, e continua com suas entrevistas buscando construir sua matéria sobre o herói, a ser publicada em uma das revistas de maior circulação do país.
Mas, sua vida não lhe dá trégua e as conversas com Rogers acabam sendo um espelho de sua própria fragilidade. Suas memórias que há tanto tempo procurava deixar na gaveta aí estão duras e cruas. Seu entrevistado, Fred, como que adivinhando o que se passava no seu íntimo, relembra de como criou seus filhos e pergunta se o jornalista também no passado teve brinquedos de pelúcia.
Uma das entrevistas foi em um restaurante, quando subitamente o entrevistado pede ao jornalista um minuto de silencio para pensarem nas pessoas que amam. A contragosto Lloyd aceita e é encorajado a liberar sua raiva e perdoar.
Ora, a essa altura o leitor deve estar se perguntando sobre o ferimento no nariz do jornalista e quando a quinta porta vai se abrir, mas isso só será revelado para quem tiver a curiosidade de assistir o filme até o final.
A Beautiful Day in the Neighborhood /Um Lindo Dia na Vizinhança está em cartaz no Brasil através da Netflix e é absolutamente imperdível. Uma obra de arte, onde se mistura a técnica cinematográfica, com animação por Cartoon e teatro.
Uma bela dose de humanismo, trazendo ao streaming questões pouco usuais como perdão, amor ao próximo e superação das memórias incomodas do passado. Afinal, o perdão não é para o outro, mas para nosso próprio coração, que não ficará fechado, aniquilado, magoado nem ressentido. O perdão faz bem, em primeiro lugar, para quem prática.
José Roberto de Souza Dias or Joe Bob, PhD
Two Flags Post Founder, Publisher & Editor-in Chief Journalist, Mtb 0083569 / SP/BR, Master in Economic History and PhD in Human Sciences at the University of São Paulo, Doctor Honoris Causa at the Faculty of Social Sciences of Santa Catarina – Cesusc