InícioEntretenimentoFilmesUm Lindo Dia na Vizinhança - Tom Hanks - by Joe Bob

Um Lindo Dia na Vizinhança – Tom Hanks – by Joe Bob

domingo, junho 23, 2024

Uma Obra Prima da Sétima Arte

Um Lindo Dia na Vizinhança

A Beautiful Day in the Neighborhood

Tom Hanks

Os aficionados pela Sétima Arte certamente irão considerar, A Beautiful Day in the Neighborhood /Um Lindo Dia na Vizinhança como um dos mais expressivos e tocantes filmes  que tiveram a oportunidade de assistir.

Trata-se de um drama da vida real, contado com leveza e encantamento. Segundo, a produtora, a Sony´s TriStar Pictures, o filme   baseia-se em um episódio de um dos programas de   Mister Rogers’ Neighborhood.

Nesse episódio de 1988 foi exibido um quadro com cinco portas. Três destas são  abertas para revelar rostos familiares dos expectadores da TV americana. A quarta mostra o rosto de um novo amigo de Rogers, o famoso e  problemático  jornalista Lloyd Vogel.

Image: Sony

O jornalista  está com  um corte no nariz. Rogers explica que Lloyd foi ferido e está lutando para perdoar quem o feriu. Depois de explicar o que significa perdão, ponto alto do filme, o Sr. Rogers sai para encontrar Lloyd.

Lloyd Vogel é um jornalista da Esquire, conhecido por sua escrita cínica e dura. Antes de conhecer Mr Rogers  foi ao casamento de sua irmã Lorraine acompanhado por sua esposa Andrea e seu filho recém-nascido, Gavin. A trama centraliza-se nessa festa e se estende pela família de Lloyd, principalmente seu pai Jerry, e daí brotam memórias de um passado nunca aceito.

A editora do jornalista Lloyd, Ellen, o designa para entrevistar o apresentador de televisão infantil Fred Rogers para um artigo de 400 palavras sobre heróis. Lloyd sente que a tarefa está abaixo dele, mas foi informado de que nenhum dos outros possíveis entrevistados estavam   disposto a falar com ele, competente periodista, mas acido em seus comentários.

O que seria mais uma entrevista jornalísticas, como tantas outras, se transformou  em uma terapia do entrevistador, que reluta muito em admitir que os papeis se invertiam e ele, aos poucos, passava para o outro lado da cena e estava revelando as questões mais profundas de sua alma. Rogers – perfeitamente retratado por Tom Hanks –   com sabedoria, bondade e paciência conta a ele suas maneiras de lidar com o medo, a raiva, o amor e o perdão.

Determinado a expor a personalidade amigável de Rogers, Lloyd assiste a vários episódios de seu  programa , mas de início não consegue discernir muita coisa. Foi necessária a convivência pessoal com Rogers, sua esposa e bastidores da TV, para começar a entender a incrível figura daquele apresentador,  admirado pela maioria dos críticos e telespectadores na América

Image: Sony

O jornalista cioso com sua profissão tenta não confundir as coisas, e continua com suas entrevistas buscando construir sua matéria sobre o herói, a ser publicada em uma das revistas de maior circulação do país.

Mas, sua vida não lhe dá trégua e as conversas com Rogers  acabam sendo um espelho de sua própria fragilidade. Suas memórias que há tanto tempo procurava deixar na gaveta aí estão duras e cruas. Seu entrevistado, Fred, como que adivinhando o que se passava no seu íntimo, relembra de como criou seus filhos e pergunta se o jornalista também no passado teve brinquedos de pelúcia.

Uma das entrevistas foi em um restaurante, quando subitamente o entrevistado pede ao jornalista um minuto de silencio para pensarem nas pessoas que amam. A contragosto Lloyd aceita e é encorajado a liberar sua raiva e perdoar.

Ora, a essa altura o leitor deve estar se perguntando sobre o ferimento no nariz do jornalista e quando a quinta porta vai se abrir, mas isso só será revelado para quem tiver a curiosidade de assistir o filme até o final.

A Beautiful Day in the Neighborhood /Um Lindo Dia na Vizinhança está em cartaz no Brasil através da Netflix e é absolutamente imperdível. Uma obra de arte, onde se mistura a técnica cinematográfica, com animação por   Cartoon e teatro.

Uma bela dose de humanismo, trazendo ao streaming questões pouco usuais como perdão, amor ao próximo e   superação das memórias incomodas do passado. Afinal, o perdão não é para o outro, mas para nosso próprio coração, que não ficará fechado, aniquilado, magoado nem ressentido. O perdão faz bem, em primeiro lugar, para quem  prática.

José Roberto de Souza Dias or  Joe Bob, PhD 

https://twoflagspost.com

Two Flags Post Founder, Publisher & Editor-in Chief Journalist, Mtb 0083569 / SP/BR, Master in Economic History and PhD in Human Sciences at the University of São Paulo, Doctor Honoris Causa at the Faculty of Social Sciences of Santa Catarina – Cesusc

 

José Roberto Souza Dias, PhD
José Roberto Souza Dias, PhDhttp://twoflagspost.com
Fundador, editor e editor-chefe do Two Flags Post Jornalista, Mtb 0083569/SP/BR, Mestre em História Econômica e Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis - Cesusc /// Founder, editor, and editor-in-chief of the Two Flags Post Journalist, Mtb 0083569/SP/BR, Master's in Economic History, and Doctorate in Humanities from the University of São Paulo, Honoris Causa Doctorate from the Faculty of Social Sciences of Florianópolis - Cesusc.

Artigos Mais Recentes

Opioides: A Epidemia Legalizada – Opioids: The Legalized Epidemic

Atenção este tema é muito grave : Leia o texto, assista o video: comente,...

A Armadilha Invisível: Como os Primeiros Passos Podem Conduzir ao Vício. – The Invisible Trap: How Initial Steps Can Lead to Addiction

A recente condenação de Hunter Biden, filho do presidente americano Joe Biden, por mentir...

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

A Vida Pode Mudar

A Vida Pode Mudar é um daqueles filmes despretensiosos e deliciosos de assistir. Uma...

Catch a Thief / Ladrão de Casaca. By Joe Bob

O ex-ladrão John Robie, conhecido como Gato, é o principal suspeito de uma onda...

Novidades