A brincadeira de um jovem californiano de 20 anos agitou as rede sociais nos USA e no mundo ao afirmar que uma verdadeira tempestade de libertadores de alienígenas inundaria Area 51, base ultrasecreta localizada no deserto de Nevada.
O fato alertou as autoridades federais e locais que traçaram estratégias para esvaziar o evento e impedir que pequenas localidades como Rachel sofressem consequências inesperadas com a chegada de milhares de pessoas.
Até Matty Robertson, criador de toda essa agitação, foi convencido a participar de outro evento semelhante em Las Vegas Downtown.
Se o evento em si não foi um sucesso de público, pelo menos reavivou na pauta a teoria da conspiração que alimenta sonhos e pesadelos das pessoas, mundo afora.
Mas, afinal, o que acontece de tão secreto no meio daquele deserto?

Segundo a CNN, a Area 51 é uma instalação classificada – secreta no jargão militar – ou seja onde há informações confidenciais da Força Aérea dos USA. Trata-se de um destacamento, destinado ao desenvolvimento científico, tecnológico e também é um campo de provas de novos equipamentos e sistemas militares, simples assim…
Segundo Annie Jacobsen, jornalista e autora do livro “Area 51 – uma História sem censura da base militar secreta dos USA”, originalmente, foi utilizada para desenvolver e provar o avião de reconhecimentoU-2, com a finalidade de espionar a União Soviética nos momentos tensos da chamada Guerra Fria.
A teoria da conspiração parece nascer aí. O U-2, com capacidade para voar a 70.000 mil pés, cerca de 21.300 metros, passou a ser confundido com um OVNI. O imaginário popular fez o resto…
Criada na década de 50, a instalação foi entregue à Força Aérea dos USA na década de 70 e o governo só reconheceu publicamente sua existência, a partir de 2013. Neste mesmo ano a CIA publicou alguns documentos confirmando que a Area 51 era usada para testes do programa de vigilância aérea OXCART U-2 e A-12.

Esses documentos oficiais esclarecem que o sigilo em torno da Area 51 se deve a informações que envolviam o necessário cuidado em relação à União Soviética, em tempos de guerra fria e não para cobrir evidencias de vida extraterrestre.
O Evento não rolou na expectativa esperada, mas serviu, pelo menos, para despertar a curiosidade pelo secreto e aumentar as fileiras de interessados sobre a presença de alienígenas nos USA e em todo mundo.
Two Flags Post/ Las Vegas-NV/US. 19/22/09