InícioJurere Internacional: Beverly Hills Tropical ou Michael Douglas Beach ?

Jurere Internacional: Beverly Hills Tropical ou Michael Douglas Beach ?

domingo, dezembro 7, 2025

A indústria do turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no Mundo. No Brasil os números ainda são inexpressivos, apesar dos atrativos naturais e culturais que possui. É o quinto maior país do mundo com mais de oito milhões e meio de quilômetros quadrados, com deslumbrantes cenários como o Rio de Janeiro e a Amazônia e 7.637 km de orla marítima, rica variada e bela. Tudo isso, e mais,  forma um cadinho que embala diferentes ambientes culturais que em sua síntese retrata a formação da sociedade brasileira. Cidades desenvolvidas e modernas convivem com localidades que insistem em permanecer nos tempos coloniais, o que é um atrativo para os que buscam os trópicos para passar suas férias.

Entretanto tudo isso não basta para se produzir e vender turismo. Nos tempos atuais, em que o mundo se encontra na palma da mão, ninguém sai de sua zona de conforto sem antes estar muito bem informado.

A natureza exuberante e a diversidade cultural sempre são atrativas, mas a violência, o trânsito congestionado e perigoso, os preços exorbitantes e o baixo padrão de higiene e de saúde pública, falam mais alto no momento de se escolher um destino. Nesse sentido a opinião dos turistas nos sites de viagem funciona como que uma bussola e são mais visitados do que as paginas oficiais que, na maioria das vezes, mostram apenas as coisas boas do lugar.

No verão quando o fluxo turístico aumenta, principalmente na orla marítima, se repetem, agravados, os mesmos constrangimentos aos visitantes. Os produtores de turismo e as autoridades responsáveis pouco fazem para tornar lugares agradáveis em locais seguros, limpos e não espoliativos. Tal situação se repete em vários destinos brasileiros.

A consequência não poderia ser outra, o turismo de qualidade desaparece e cede lugar a outra forma de exploração comercial mais daninha e destrutiva.

São vários os exemplos de lugares com sérios riscos de deterioração, onde os promotores de turismo e as autoridades não conseguem ver o que está um palmo de distância de seus olhos.

É o caso, por exemplo, das praias de Jurere, em Santa Catarina, sul do Brasil. Com suas águas calmas, é o único balneário de Florianópolis que foi planejado. Suas casas e mansões, algumas suntuosas, fizeram com que no passado recente fosse conhecida por Beverly Hillsde Santa Catarina.

Entretanto um turismo equivocado, espoliativo e sem planejamento, fez com que Jurere Internacional perdesse, nos últimos anos, o perfil, o charme e a segurança que a caracterizava e deixasse de ser um local agradável para famílias de todo o mundo passarem as férias, se sentirem seguras e retornarem.

Excelentes restaurantes na orla da praia, alguns de qualidade internacional, foram substituídos por beachs clubse em pouco tempo a outrora Beverly Hills Tropical, se transformou na praia da musica eletrônica e das baladas.

Junto com os beachs clubs se disseminou as chamadas After Parties, festas nas mansões e nas casas alugadas, com o intuito de dar continuidade às baladas da noite.

Como não poderia deixar de acontecer, a prostituição e o narcotráfico ficam de olho em mercado tão promissor.

Segundo as autoridades policiais a droga mais comercializada em Jurere, além da maconha e da cocaína, é o MDMA (3,4-metilenodioxi-N-metilanfetamina), popularmente conhecida por Michael Douglas, princípio ativo do ecstasy.

As pessoas com mais posses deixaram de ocupar as casas que passaram a ser alugadas para grupos numerosos de jovens, que se cotizam para pagar seus caros alugueis, principalmente na passagem do ano e no carnaval.

As famílias que ainda veraneiam em Jurere também dividem as despesas para conseguirem pagar valores tão altos e acabam ficando expostas as festas intermináveis de seus vizinhos, que, algumas vezes, não respeitam aos mínimos padrões de civilidade.

Outro fato que pouco acontecia era o roubo residencial, o que passou a ser uma constante em Jurere, apesar das câmeras de segurança que se espalham por quase todas as ruas. Na passagem do ano várias casas e mansões foram roubadas enquanto as pessoas comemoravam na praia. Muitas das casas haviam sido alugadas à estrangeiros que dificilmente retornarão.

Esses fatos se agravaram desde o início de dezembro quando o posto policial na entrada do bairro foi simplesmente desmontado, sem qualquer comunicado a população que se sentiu desguarnecida exatamente na alta temporada.

Escolher um destino brasileiro pode se transformar em uma verdadeira aventura, até mesmo em local tão prestigiado como o aqui apontado. Espera-se que o considerado Beverly Hills Tropicalnão se transforme em Michael Douglas Beach!!!

 

MDMA (3,4-metilenodioxi-N-metilanfetamina), popularmente conhecida por Michael Douglas, princípio ativo do ecstasy.

Artigos Mais Recentes

O QUE NUNCA VAI EMBORA…

Há fotografias que não guardam apenas pessoas guardam atmosferas inteiras. Nesta, encontro o perfume...

Here Comes the Sun, Brasil

Há dias em que acordamos e percebemos que algo mudou, não no jornal, nem...

100 ANOS DE NILSON FIGUEIREDO – TAINHAS EM FESTA

Há vidas que atravessam o tempo como se fossem pontes, firmes, sólidas, construídas com...

Ícaro Entre Andares

Há cenas que passam diante de nós sem barulho, mas deixam marcas profundas. Dias...

Mais como isso

Uma Visão Multimodal para o Futuro: Transformando a Mobilidade em Florianópolis: – A Multimodal Vision for the Future

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareEm meio aos...

Terror Assola Jurere Internacional: Atentado Contra a Sociedade Civil – Terror Strikes Jurere Internacional: Attack Against Civil Society

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and share Florianópolis, uma jóia...

Laughlin – Bullhead: Uma Experiência Inesquecível / Lauglin – Bullhead: An Unforgettable Journey

A apenas uma hora e meia de Las Vegas, a pequena cidade de Lauglin...

Novidades