A visão do planeta Terra está mudando completamente desde o lançamento do telescópio Hubble em 1990 . Gerador de imagens do espaço profundo, este equipamento projetado pela NASA, coleta luz, amplia imagens e revoluciona o conhecimento acumulado desde a invenção do telescópio por Galileu em 1609.
Quando na escola, aprendia-se que no espaço existiam galáxias, como a Via Láctea, onde se encontra o nosso sistema solar, constituído de planetas que giravam em torno do sol e que haviam nebulosas e buracos negros. E isso era quase tudo!
Com o Telescópio Hubble assiste-se a ampliação desse quadro e muitas verdades caíram por terra. O mistério que cercava as nebulosas foi sendo desvendado enquanto as imagens do Hubble revelavam tratar-se simplesmente de galáxias!!!!
A cada dia vai-se descobrindo quanto o antigo e conhecido universo é pequeno diante de tantos aglomerados que surgem nas imagens obtidas pelo fabuloso equipamento. E são tantas as galáxias formadas por estrelas como o sol, isto é sistemas solares com inúmeros planetas girando ao seu redor em orbitas circulares ou elípticas, muito maiores e menores, mais densas e mais etéreas que vão surgindo diante das telas e que deslumbram os olhos dos cientistas de hoje, como outrora maravilhavam os olhos dos pastores nas noites claras da antiguidade. Criações do Grande Arquiteto do Universo que vão se descortinando aos olhos humanos à medida que a tecnologia avança!!!!