Com a prisão da jogadora de basquete Americana Brittney Griner na Russia, em virtude de substância entorpecente e proibida naquele país, e com a sua consequent condenação a 9 anos de prisão, passamos a descobrir em diversas matérias jornalisticas como são as condições prisionais na Russia .
O Presidente americano Joe Biden está fazendo esforços diplomáticos para a soltura e
repatricação da jogadora, mas até o presente momento nada foi confirmado.
Ha 35 colonias penais femininas na Russia, com aproximadamente 60 mil presas.As celas
medem cerca de 3.5 metros e abrigam de 40 a 60 mulheres que dormem em beliches.
O governo Russo não revela se Britney está já em uma colonia ou se ainda está no centro de detenção, mas sabemos que algumas são mais restritas que outras.
O centro de detenção, que é bem mais apertado e possue pouca area para exercícios, porem cada dia passado lá conta por dois no cumprimento da pena.
Espera-se que o governo Russo a mantenha no centro de detenção até se decidir se ela será ou não trocada por um prisioneiro russo nos Estados Unidos. Ela deverá ficar nesse centro por cerca de 3 meses e caso a troca não ocorra será transferida para colonia penal.
Nas colonias penais há mais espaço e as presas são obrigadas a trabalharem 8 horas por dia, cozinhando, costurando ou na limpeza, porém espera-se que Brittney possa dar aulas de basquete durante sua permanência no presídio, já que o esporte é bem aceito na Russia e já houve um precedente com outro jogador detido que foi autorizado a dar aulas para outros presidiários.
Depende de cada supervisor da colônia penal se ela será ou não autorizada a dar aulas.
As presas são encorajadas a praticar esportes e yoga razão pela qual acredita-se que ela será aceita como treinadora.
Toda manhã as detentas acordam as 6 horas da manhã, tomam banho,se vestem, arrumam as camas, respondem a chamada de presença, vão tomar café e começam o dia de trabalho, na maioria das vezes como costureiras. Esta se propondo aos supervisores dos presídios que também deixem as presidiárias trabalharem com suas habilidades pessoais, por exemplo, em artes.
Elas possuem durante o dia de trabalho um descanso que pode ser de meia hora a duas horas por dia, a critério do supervisor do presídio. Nesse período elas podem conversar, frequentar a biblioteca e efetuar chamadas telefonicas para familia ou amigos ou praticar esportes ou jogos de mesa.
Elas recebem cerca de $ 180.00 dolares por mes (900.00 reais) e podem gastar esse dinheiro em compras de higiene pessoal na loja do presídio,frutas frescas e vegetais bem como cigarros ou pagar pelo uso de internet para mandar emails.
As condições gerais das colonias são bem difíceis. Tuberculose é bem comum entre as presas a comida e as condições de assistência médica são limitadas e muitas necessitam que as famílias mandem comida e itens básicos de higiene mas nem sempre isso é permitido.
Outra americana presa na Russia permaneceu durante o seu julgamento no centro de detenção e agora cumpre pena na colonia penal de um ano e tres meses, por ter agredido um cidadão russo. Ela também espera que o governo americano lhe traga de volta para os Estados Unidos.
Brittney está ainda no Centro de Detenção onde ela pode escolher trabalhar para poder sair da prisão e ver pessoas mas ela ainda não sabe qual será seu destino final se conseguirá retornar aos Estados Unidos ou terá que cumprir a pena de 9 anos nas Colonias Penais Russas.
Eliana Post, Two Flags Post, Founder, International Correspondent, Journalist Mtb 0083568/SP/BR, graduated from Mackenzie University, São Paulo/Brazil