InícioSaúde e Meio AmbientePARA TRATAR MANIAS - In Rosa Maria Donini Souza Dias

PARA TRATAR MANIAS – In Rosa Maria Donini Souza Dias

domingo, junho 23, 2024

As águas minerais há mais de dois mil anos têm sido usadas para tratar doenças humanas. O médico grego Sorano já recomendava o uso de águas alcalinas para tratamento de manias. Até o século XIX o uso de alguns tipos de águas minerais era usado para cuidar de certas doenças físicas e mentais incluindo artrite, gota, mania, melancolia, entre outras.

Segundo o Dr. Orestes V. Forlenza, na Revista Ser Medico, publicada pelo CREMESP, só a partir de 1948 verificou-se que o efeito terapêutico e tranquilizador das águas minerais curativas se devia ao fato de serem ricas em Lítio.

É notória a importância de José Bonifácio de Andrada e Silva, como o patriarca da independência do Brasil, mas o que a maioria das pessoas desconhece é que ele era químico e no ano de 1800, estudando na Suécia, descobriu a Petalita na ilha de Uto.

Anos mais tarde Berzelius detectou a presença de uma substância na Petalita que denominou Lithium, da palavra grega que significa pedra. Esse elemento da natureza, além das qualidades medicamentosas, é usado para inúmeras outras finalidades que vão desde um inofensivo purificador de ar ou das conhecidas baterias de lítio, até a produção de armas nucleares, de componentes para a propulsão de foguetes, de naves espaciais e submarinos.

Em doses elevadas, quando presente no lençol freático a ingestão de lítio está associada ao oposto, isto é, à demência e ao suicídio.

Entretanto, o Lítio em doses adequadas, atua no reajuste químico das células, aumentando a capacidade física e mental. Possui funções de regulação endócrina, e a sua deficiência pode estar ligada à infertilidade.

Atualmente o Lítio, é uma droga de referência entre os estabilizantes do humor, prevenção de depressões recorrentes, transtorno bipolar grave, crises de euforia e controle de episódios de mania. Pode ser benéfico para o cérebro e para outros órgãos, sistemas corporais e, segundo   estudos realizados no Japão em 2011, a ocorrência de lítio na água potável pode aumentar a expectativa de vida.

Alerta-se, entretanto, que seu uso só deve ser feito com adequado acompanhamento médico.

Rosa Maria Donini Souza Dias, M.Sc. Two Flags Post, Founder, Sciences, Health, Education & Environment Editor, Journalist – Mtb 0083570/SP/BR, IAL Scientific Researcher.

Rosa Maria Donini Souza Dias,
Rosa Maria Donini Souza Dias,http://twoflagspost.com
Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc. Farmacêutica bioquímica e jornalista, fundadora do Two Flags Post, Editora de Ciências, Saúde, Educação e Meio Ambiente, Jornalista - Mtb 0083570/SP/BR, Pesquisadora Científica no IAL. She is a biochemist pharmacist and journalist, founder of the Two Flags Post, Editor of Sciences, Health, Education, and Environment, Journalist - Mtb 0083570/SP/BR, Scientific Researcher at IAL.

Artigos Mais Recentes

Opioides: A Epidemia Legalizada – Opioids: The Legalized Epidemic

Atenção este tema é muito grave : Leia o texto, assista o video: comente,...

A Armadilha Invisível: Como os Primeiros Passos Podem Conduzir ao Vício. – The Invisible Trap: How Initial Steps Can Lead to Addiction

A recente condenação de Hunter Biden, filho do presidente americano Joe Biden, por mentir...

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

A Armadilha Invisível: Como os Primeiros Passos Podem Conduzir ao Vício. – The Invisible Trap: How Initial Steps Can Lead to Addiction

A recente condenação de Hunter Biden, filho do presidente americano Joe Biden, por mentir...

A Montanha Pariu Um Rato – Much Ado About Nothing!

Por favor, comente, curta e compartilhe!Você já ouviu a expressão "a montanha pariu um...
00:09:37

Desvendando as Raízes das Inundações: Um Alerta de Fernão Lara Mesquita – Radices diluvii retegentes

Hoje, é essencial destacar a voz de um ícone do jornalismo brasileiro, Fernão Lara...

Novidades