Jurerê internacional, certamente, é uma das mais belas e seguras praias brasileiras. Suas águas calmas são um convite para os que gostam de paz. O bairro projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer é gracioso com suas ruas e alamedas de fino trato com o traçado sensual e inconfundível de seu autor.
É comum, no dia dia, encontrar pessoas correndo, pedalando e se exercitando em contato com sua natureza privilegiada, quase, dentro da Estação Ecológica de Carijós.
Pois é, foi nessa joia do Atlântico Sul que aconteceu o IRONMAN 2023 CIRCUITO BRASIL, prova que seleciona triatletas para o Havaí e para França. A etapa final feminina será no Havaí e a masculina na França.
Essas mulheres e homens de ferro treinaram duro, ao longo do ano, e muitos chegaram bem antes na Ilha para treinar e conhecer o longo percurso. Na semana que antecedeu as provas o tempo ajudou, a temperatura ficou em torno dos 220 Celsius, com tempo seco e pouco vento. Tudo o que um triatleta gosta.
Mas, no início da prova às 6:45am do dia 28 de maio, e ao longo de todo o percurso, os cerca de 1.800 triatletas enfrentaram o vento, o frio e a chuva. O desafio ficou ainda maior para aqueles homens e mulheres de ferro que tiveram pela frente 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, num total de 226,2 Km. A atenção teve que ser redobrada, mas nada os fez perder a convicção, nem a dos seus familiares, amigos, colegas de academia que, sem medo, continuaram embaixo da chuva animando a todos.
Foi um espetáculo, uma verdadeira homenagem à vida, prestada por esses bravos triatletas e seus familiares e acompanhantes que mostraram ser possível superar grandes obstáculos, e encontrar um caminho distante dos vícios e das drogas, reforçando os valores humanos e familiares.
Os resultados foram muito satisfatórios para o Brasil. Na prova masculina Luciano Taccone, da Argentina chegou em primeiro lugar com o tempo de 7h55min38s. Reinaldo Colucci, brasileiro, campeão da prova no ano passado completou o percurso logo a seguir, com8h00min44s. O terceiro lugar ficou com o triatleta do Brasil André Lopes na marca dos 8h03min02 segundos.
Na categoria feminina o Brasil, também, tem muito à comemorar. A capixaba Pâmella de Oliveira completou em 8h44min24s, e conquistou o consagrado bicampeonato. Forte candidata para a disputa mundial. A catarinense Mariana Borges De Andrade chegou em segundo com 9h10min32s. A americana Alex Watt dos USA com 9h28min42s, ocupou o terceiro posto.
Interessante, apesar da presença de 1.800 triatletas de todo o mundo, do significado de um evento dessa magnitude, a imprensa consorciada local e nacional pouco ou quase nenhum destaque deu em seus noticiários. Será que o significado desse evento esportivo é díspare com os valores da velha e carcomida mídia tradicional?
Foi um espetáculo, uma verdadeira homenagem à vida, prestada por esses bravos triatletas, seus familiares e acompanhantes, que mostraram ser possível superar grandes obstáculos, e encontrar um caminho, distante dos vícios e das drogas, reforçando os valores humanos e familiares. Valores antagônicos aos donos da verdade…
Fiquei orgulhosa de saber que esse evento mundial do Ironman foi realizado em Santa Catarina, Brasil. Parabéns ao bicampeonato conquistado pela capixaba e pelo que vi o nível de competitividade da categoria masculina está altíssima. Diferença de poucos minutos entre o 1o lugar com o 3o lugar. Estarei antenada com artigos culturais, de lazer e atividades ao ar livre pois são assuntos que me interessam. Continuem divulgando! Obrigada.
Pois é Melissa, os brasileiros tiveram um ótimo desempenho na competição, e sob chuva e frio, continue acompanhando o Twoflagspost. Abrs.
Parabens aos organizadores,aos atletas, a
“Two Flags” p cobertura!!
Marlene, agradecemos pelos seus comentários
É sempre muito bom ver jovens brasileiros classificados em torneiros esportivos. Por outro lado, é fundamental que se difunda maís essa modalidade de esporte por esse país gigante e se criem condições de cooptar o máximo possível de jovens interessados na modalidade em referência.
Parabéns aos classificados! Viva o Brasil!
Caro Joel, é isso mesmo, o esporte liberta e abre as portas do futuro…
Parabéns amigos pela cobertura e informação.
Bismarck, muito obrigado pelos seus comentários…
Two Flags Post, agradece os seus comentários. Redação USA
Muito boa a reportagem. E ressaltando a beleza e importância do esporte, como da beleza internacional que é a Praia de Jurere.
Estimado Sena, agradecemos pelos seus comentários e preciosas observações…
Otima materia
Continue lendo nossas matérias…
Obrigado siga nos acompanhando…