InícioTwo Flags PostDeltan Dallagnol procurador da Lava Jato fala sobre as eleições de Outubro

Deltan Dallagnol procurador da Lava Jato fala sobre as eleições de Outubro

quarta-feira, janeiro 22, 2025

A Lava-Jato é reconhecida hoje com a maior iniciativa de combate à corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil. Desde o seu início, em 2014, a Operação cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina.

O procurador da República, Deltan Dallagnol é um dos integrantes da força-tarefa organizada pelo Ministério Público Federal e coordena investigações da Lava-Jato em Curitiba, Paraná. Especialista em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, Dallagnol tornou-se uma das principais vozes da Operação que já recebeu uma série de prêmios, inclusive o reconhecimento internacional da Global Investigations Review (GIR) em 2015, na categoria órgão de persecução criminal ou membro do Ministério Público do ano.

Em visita à RecordTV, o procurador reuniu-se com o diretor nacional institucional, Zacarias Pagnanelli, que aproveitou a ocasião para convidar o procurador a participar do Programa Cartão de Visita. Durante a conversa, falaram sobre o combate à corrupção no Brasil e, apesar de acreditar que a Lava Jato é um passo no caminho certo, Dallagnol afirmou que apenas o fortalecimento da sociedade civil tem a condição de fazer com que o Brasil avance contra a corrupção. Nesse sentido, as eleições de 2018 são um marco fundamental na história do nosso país.

“Por meio dessa campanha o eleitor brasileiro, o cidadão, tem a oportunidade de mudar o estado de coisas no Brasil, o que faz do voto, no ano de 2018, a arma do brasileiro contra a corrupção”.

Sobre a conscientização do voto e a escolha do candidato, o procurador da República defende três requisitos fundamentais que independem de ideologias: um passado limpo, o compromisso com a democracia e o apoio ao pacote anticorrupção proposto pela Transparência Internacional, pela Fundação Getúlio Vargas e por várias outras instituições da sociedade civil.

“A ideia básica é: se nossos representantes, ou a maioria dos nossos representantes, não vai aprovar um grande pacote anticorrupção, então vamos colocar no Congresso Nacional pessoas comprometidas com a sua aprovação. Se não mudarmos as condições que favorecem a corrupção, o que acontecerá será simplesmente a troca de rostos corruptos do poder”.

O pacote de medidas de combate à corrupção propõe mais de 80 sugestões de proposições legislativas, como emendas constitucionais e projetos de lei. Entre os temas colocados em debate estão a criminalização do chamado caixa 2, a regulamentação do lobby , além da criação de um Sistema Nacional de Combate à Corrupção e Controle Social e de facilitadores para a participação popular no processo de produção das leis. A proposta é considerada pela Transparência Internacional, organização que divulga anualmente o Índice de Percepção de Corrupção, como o maior pacote anticorrupção do mundo.

Reportagem e foto:R7

Artigos Mais Recentes

QUE O DIA DOS REIS INSPIRE A PAZ

MAY KINGS' DAY INSPIRE PEACE -   Neste dia, ao refletirmos sobre o legado eterno...

FHC: Dignidade e Reflexão – Dignity and the Reflection

Comente, curta e compartilhe -   A Dignidade do Ontem e a Reflexão sobre...

Além dos Céus, Um Novo Natal / Beyond the Heavens, A New Christmas

Comente, Curta e Compartilhe / Liberte-se – mesmo que brevemente – do cotidiano: ruas congestionadas,...

Novo Caminho para a Paz -New Path to Peace

A eleição de Donald Trump, em novembro de 2024, abriu uma nova perspectiva para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

QUE O DIA DOS REIS INSPIRE A PAZ

MAY KINGS' DAY INSPIRE PEACE -   Neste dia, ao refletirmos sobre o legado eterno...

Novo Caminho para a Paz -New Path to Peace

A eleição de Donald Trump, em novembro de 2024, abriu uma nova perspectiva para...

Diplomacia em Ruínas: Como a Baixaria Compromete o Brasil – Diplomacy in Shambles

O presidente, já marcado por um histórico de escândalos de corrupção e linguagem frequentemente...

Novidades