InícioMundoAméricasBalão Espião Chinês Passeia nos Céus da América - by José Roberto...

Balão Espião Chinês Passeia nos Céus da América – by José Roberto de Souza Dias

domingo, junho 23, 2024

Sun Tsu II, em “A Arte da Guerra2 ensina que nunca se deve mostrar ao inimigo superioridade, mesmo quando se está forte, nem inferioridade, quando se está fraco.

A partir de tal ensinamento talvez se possa entender a invasão do espaço aéreo norte americano por um suposto balão espião chines, rastreado por vários dias  pelo Pentágono. Deslocando-se bem acima do tráfego aéreo comercial. Esse objeto, não representou nenhuma ameaça imediata e  segundo informações do Departamento de Defesa esse tipo de presença tem sido observada nos últimos anos.

A gravidade desse tipo de intromissão da República Popular da China não foi superestimada pelos militares, que ao contrário aconselharam o presidente Joe Biden a não o abater. Pelo fato de se desconhecer inteiramente o que contem em seu interior  e se, ao atingi-lo, algo nefasto que pudesse causar danos  as pessoas e a propriedades americanas, pois ignora-se inteiramente  o que conduz em seu bojo.

Destaca-se, ainda, que foi avistado no estado de Montana, onde se localizam silos de misseis ICBM na Base Aérea de Malmstrom, conforme diferentes fontes jornalísticas da América. Importante frisar que o Canadá também acompanha os desdobramentos dessa situação.

Segundo o Pentágono, os movimentos do balão dependem principalmente de uma corrente de ar que se move em alta altitude e velocidade, o que permite aos militares chineses prever e planejar uma provável trajetória.

Além disso, o balão parece alimentado por um painel solar que fornece energia confiável de alta atitude. Porém, os militares que analisaram o caso acreditam que parece não haver nenhum tipo de motor teleguiado por Pequim.

Tudo indica que os chineses não estão apenas testando estratégias de um jogo de guerra. Mais do que isso, fazem um movimento de peças para confirmar que do outro lado do tabuleiro está um governo que exerce o cargo por direito, mas que não consegue exercer suas funções por falta de credibilidade e força politica, ilhado pela oposição e pela fragmentação de seus aliados. Ou, como se diz na América um  “Lame duck”.

Nas vésperas da visita do secretario de Estado Antony Blinken à Pequim, o balão  de ensaio, talvez tenha sido utilizado para saber como a América reage, perante uma agressão como essa, e diz muito mais do que qualquer especulação.

José Roberto de Souza Dias, PhD

Two Flags Post Founder, Publisher & Editor-in Chief Journalist, Mtb 0083569 / SP/BR, Master in Economic History and PhD in Human Sciences at the University of São Paulo, Doctor Honoris Causa at Cesusc.

 

José Roberto Souza Dias, PhD
José Roberto Souza Dias, PhDhttp://twoflagspost.com
Fundador, editor e editor-chefe do Two Flags Post Jornalista, Mtb 0083569/SP/BR, Mestre em História Econômica e Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis - Cesusc /// Founder, editor, and editor-in-chief of the Two Flags Post Journalist, Mtb 0083569/SP/BR, Master's in Economic History, and Doctorate in Humanities from the University of São Paulo, Honoris Causa Doctorate from the Faculty of Social Sciences of Florianópolis - Cesusc.

Artigos Mais Recentes

Opioides: A Epidemia Legalizada – Opioids: The Legalized Epidemic

Atenção este tema é muito grave : Leia o texto, assista o video: comente,...

A Armadilha Invisível: Como os Primeiros Passos Podem Conduzir ao Vício. – The Invisible Trap: How Initial Steps Can Lead to Addiction

A recente condenação de Hunter Biden, filho do presidente americano Joe Biden, por mentir...

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

Libertarismo na América Latina: O Novo Momento Político Inspirado por Javier Milei – Libertarianism in Latin America: The New Political Moment...

Comente, curta e compartilhe -  Remember to comment, like and shareO cenário político da...

Novidades