InícioTwo Flags PostConversa de Avião – Uma História para a Páscoa e o Pessach

Conversa de Avião – Uma História para a Páscoa e o Pessach

sexta-feira, dezembro 19, 2025

Era um voo como tantos outros, em que estranhos se sentam lado a lado e o tempo, suspenso entre o embarque e o destino, convida ao inesperado. Foi assim que um padre e um rabino, homens de fé e de trajetórias distintas, encontraram-se lado a lado numa viagem aérea.

Durante algum tempo, trocaram apenas gentilezas, como bons vizinhos de poltrona. Mas o rabino, curioso e sereno, não resistiu:

— Padre, há muito tempo quero  fazer uma pergunta à um católico: é difícil ser padre?

O padre, surpreso, respondeu com um leve sorriso:

— Não me diga que o senhor está pensando em se converter e virar pregador!

O rabino, rindo com discrição:

— De forma alguma. Apenas gostaria de comparar com a formação dos rabinos, que não é nada fácil.

O padre, então, explicou. Falou dos anos de seminário, das disciplinas exigentes, da vida em castidade, obediência e pobreza. Contou que, antes de vestir a batina, o jovem passa por longas etapas de formação espiritual e acadêmica. O rabino acenava com a cabeça, compreensivo:

— Eu suspeitava. Afinal, nossas religiões são irmãs. Frutos da mesma árvore.

— E ser bispo? — indagou o rabino.

O padre explicou as exigências, as nomeações, o reconhecimento pelos pares.

— E arcebispo? E cardeal?

O padre descreveu a escalada que não é ambição, mas missão.

— E o Papa? Como se chega a Papa?

O tom era agora de encantamento.

— Ah, meu amigo… Aí é obra do Espírito Santo. É o Conclave. A escolha feita entre os cardeais. Um chamado único. É muito, mas muito difícil.

O rabino permaneceu alguns segundos em silêncio. Depois sorriu.

— Padre, acabamos de celebrar o Pessach. E os senhores, a Páscoa. Datas irmãs, em sua essência. Por isso, me permita uma última pergunta.

O padre fez um gesto com as mãos, encorajando:

— E ser o Filho de D’us? É muito difícil?

O padre ficou estupefato. Endireitou-se na poltrona, levou um instante para responder:

— Mas… Rabino! O Filho de D’us é único!

O rabino então respondeu, com ternura nos olhos:

— Pois é, padre. Um dos nossos meninos, que nasceu em uma manjedoura… chegou lá.

Ambos sorriram com os olhos marejados. O avião iniciava a descida. Ao final da viagem, abraçaram-se com emoção, desejando um ao outro: “Feliz Páscoa!” e “Chag Pessach Sameach”.

Essa pequena história, contada anos atrás pelo sociólogo William Carvalho, nos lembra que a vida não termina, apenas se transforma. E que judeus e cristãos, longe de estarem em lados opostos, estão nas mesmas páginas da História Sagrada.

A palavra “Pessach” (פסח) significa passagem. E Páscoa também é isso: um convite a atravessar a existência com menos medo e mais esperança.

Que essa história singela, nascida entre nuvens e poltronas, sirva como lembrança de que o que nos irmana é maior que o que nos separa. E que, talvez, o mais difícil mesmo seja aprender a amar sem condições.

Feliz Páscoa. Chag Pessach Sameach.

José Roberto Souza Dias, PhD
José Roberto Souza Dias, PhDhttp://twoflagspost.com
Co-Fundador, editor e editor-chefe do Two Flags Post Jornalista, Mtb 0083569/SP/BR, Mestre em História Econômica e Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis - Cesusc /// Founder, editor, and editor-in-chief of the Two Flags Post Journalist, Mtb 0083569/SP/BR, Master's in Economic History, and Doctorate in Humanities from the University of São Paulo, Honoris Causa Doctorate from the Faculty of Social Sciences of Florianópolis - Cesusc.

Artigos Mais Recentes

O QUE NUNCA VAI EMBORA…

Há fotografias que não guardam apenas pessoas guardam atmosferas inteiras. Nesta, encontro o perfume...

Here Comes the Sun, Brasil

Há dias em que acordamos e percebemos que algo mudou, não no jornal, nem...

100 ANOS DE NILSON FIGUEIREDO – TAINHAS EM FESTA

Há vidas que atravessam o tempo como se fossem pontes, firmes, sólidas, construídas com...

Ícaro Entre Andares

Há cenas que passam diante de nós sem barulho, mas deixam marcas profundas. Dias...

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

Ícaro Entre Andares

Há cenas que passam diante de nós sem barulho, mas deixam marcas profundas. Dias...

SPECIAL REPORT – Entre o hoje e o amanhã

LEIA, COMENTE, COMPARTILHE Há episódios na história que não são apenas fatos, mas sinais. O...

A REPÚBLICA DAS SOMBRAS

Leia, Comente e Compartilhe Uma reflexão sobre o poder invisível que ameaça a alma das...

Novidades