O combate à violência nas escolas brasileiras está mais do que nunca atrasado, quanto atrasado está o combate contra o crime organizado. Em ambos os casos, a impressão que se tem é a de que se trata de uma guerra perdida… Medidas socioeducativas pouco sérias que aqui acontecem minimizam o problema, não o resolvem. Essas, repensadas à luz do que acontecem em países que superaram esse drama, poderiam a curto e médio prazo trazer resultados favoráveis. Investimentos em tecnologias, em estratégias educacionais, em capital humano e financeiro sem duvida demandam grandes esforços, mas a certeza de êxito seria um fato. Que governo, porém, teria tutano para empreendimento de tamanha decisão e força, considerando-se que em nosso país a ação política é imediatista, ou seja, tem de voltar logo em benefício aos seus agentes?

domingo, dezembro 7, 2025
Artigos Mais Recentes
Brazil
O QUE NUNCA VAI EMBORA…
Há fotografias que não guardam apenas pessoas guardam atmosferas inteiras. Nesta, encontro o perfume...
Brazil
Here Comes the Sun, Brasil
Há dias em que acordamos e percebemos que algo mudou, não no jornal, nem...
Brazil
100 ANOS DE NILSON FIGUEIREDO – TAINHAS EM FESTA
Há vidas que atravessam o tempo como se fossem pontes, firmes, sólidas, construídas com...
Brazil
Ícaro Entre Andares
Há cenas que passam diante de nós sem barulho, mas deixam marcas profundas. Dias...
DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta
Mais como isso
Americas
Usina Hidrelétrica de Itaipu atinge marca de 3 bilhões de MWh gerados de energia limpa e renovável – Itaipu Hydroelectric Power Plant...
Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareNo mês de...
Brazil
Liberdade de Expressão: Um Legado Histórico Contra os Regimes Autoritários – Freedom of Speech: A Historical Legacy Against Authoritarian Regimes
Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareDesde tempos imemoriais,...


Quem no passado poderia ter contribuído para conter a “bola” da violência e do descaminho educacional foi o PT, que chegou ao poder esbanjando esperanças, destronando tudo, dizendo ter a verdade, só que a prática em si era falaciosa, e, por cima, ainda inventou e impôs à sociedade o famigerado Estatuto da Criança e do Adolescente. De lá para cá, porém, o que se vê e o desarranjo comportamental reinante nas escolas e fora delas, o desinteresse pelo aprendizado e por regras mínimas civilizatórias, a violência externa que se utiliza dos jovens como cobaias.
Resultado: qualidade péssima do ensino básico e médio nacional que vem fragilizar o nível subsequente (se houver…) e todos os sonhos dos Jovens que, sem nenhuma preparação para o trabalho, descambam em sua autoestima e optam pelo pior que se lhes apresente… Se diz muito que o problema do pais é menos de desemprego do que da falta de pessoas minimamente capacitadas intelectual e emocionalmente para as funções oferecidas.
Tudo isso e muito mais justifica que se dê um basta à falta de direção da educação e da formação dos jovens.
Educação nacional deixou de ser “fichinha”. Problematizou-se. Agigantou-se em necessidade de solução. É o maior desafio que a sociedade brasileira tem à sua frente. Ninguém pode se fazer de cego diante disso. Pelo jeito, já deve estar aí quem com inteligência, autoridade e competência moral e política dará um basta nisso. Falta o começo!Como eu acredito neste país e em sua História, acredito que a vez da educação obrigatoriamente nos ronda… não dá mais para postergar! E ela terá que ser séria. Deverá ser implementada com a qualidade presente nos países que se prezam _caso contrário, o Brasil afundará de uma vez!
Prof. Joel Joao da Silva
Educador/São Paulo-BR