InícioTwo Flags PostTorquemadas Pandêmicos Transformam Redações em Tribunais do Santo Ofício

Torquemadas Pandêmicos Transformam Redações em Tribunais do Santo Ofício

sexta-feira, dezembro 1, 2023

A velha imprensa deixou de lado os fatos reais   –   a vida como ela é  –  para se transformar em um veículo de divulgação quase que exclusivamente interpretativo. Não tendo mais leitores em número suficiente, mudou até o formato de suas edições.

Um grande jornal paulistano adaptou sua configuração ao perfil de sua redação e não se importou, nem ao menos com a sua aparência, que durante décadas o tornaram conhecido por um apelido carinhoso e superlativo. Hoje, no diminutivo, virou um pasquim, de corpo e alma.

A mídia brasileira, que no passado teve uma importância fundamental na luta pelo direito à liberdade de expressão, não traça uma única linha em defesa do jornalista Alan dos Santos, o qual pejorativamente é chamado de blogueiro, pelo simples fato de seu matiz ideológico não coincidir com o dos que pensam em bloco.

É estranho que uma sociedade seja informada, praticamente por uma única versão ideológica, em um país que oficialmente tem 33 partidos políticos registrados. É difícil entender tamanha diversidade partidária de um lado, e de outro uma máquina monolítica de informação.

Fica-se com a impressão, que por motivos outros, as empresas jornalísticas deixaram de lado a saudável concorrência de seus negócios para apoiarem um único lado do espectro ideológico, negando à sociedade o direito de conhecer o fato real, sem filtros de qualquer natureza.

Assim, certos acontecimentos passam em branco ou são levados para o rodapé da notícia, onde, muitas vezes, são jocosamente comentados.

Tristes tempos estes em que se reencarna o Tribunal do santo oficio, com outras togas e, no sacrossanto lugar das rotativas, se instalam torquemadas pandêmicos travestidos de defensores da verdade. Quem diria! Os censores de hoje não usam fardas ou fazem parte de algumas redações de veículos de comunicação, transformados em puxadinhos politico partidários.

Mas os versos do gaúcho Mario Quintana estão vivos para nos lembrar que “eles passarão, eu passarinho

(*) José Roberto de Souza Dias PhD e Mestre pela USP,Dr.Honoris Causa pelo Cesusc, Jornalista, Mtb 0083569, Publisher do Two Flags Post e do Canal JR Três Pontos,

www.twoflagspost.com

www.instagram.com/joserobertosaouzadias33/

 

Artigos Mais Recentes

Pistas, Curvas e Vovós Velozes – Tracks, Turns, and Speedy Grannies

Leia, Comente, Compartilhe e dê seu LikeLas Vegas, icônica por sua vida noturna e...

Euclides: Desvendando os Mistérios do Cosmos – Euclid: Uncovering the Mysteries of the Cosmos

Assista o vídeo, Leia, Comente e de seu LikeO telescópio espacial Euclides foi desenvolvido...

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais como isso

A Verdade Emboscada: Conflito e Manipulação na Mídia Internacional – The Ambushed Truth: Conflict and Manipulation in International Media

Ler, comentar, compartilhar e dar o seu Like A verdade por um fio. A humanidade...

Festa de Halloween das Wine Girls de Las Vegas: Uma Noite de Vinhos Assustadoramente Incrível! ...

Ana Paula Giacose, a mente brilhante por trás do grupo Wine Girls of Las...

Mãe Brasileira em Israel Relata Horrores do Terrorismo – Impactful Testimony: Brazilian Mother in Israel Reports the Horrors of Terrorism

A Crueldade que Invadiu os Lares, Matou, Feriu, Estuprou  e Sequestrou Em um relato angustiante,...

Novidades

[tds_leads input_placeholder="Seu endereço de correio eletrônico" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_checkbox="yes" pp_msg="TGklMjBlJTIwYWNlaXRvJTIwYSUyMCUzQ2ElMjBocmVmJTNEJTIyJTIzJTIyJTNFUG9sJUMzJUFEdGljYSUyMGRlJTIwUHJpdmFjaWRhZGUlM0M=" unsub_msg="Vm9jJUMzJUFBJTIwaiVDMyVBMSUyMHNlJTIwaW5zY3JldmV1JTIwbmVzdGElMjBsaXN0YSUyMGRlJTIwZS1tYWlscyE=" msg_composer="success"]

Permaneça conectado