InícioCiência e TecnologiaO impacto da genética e o conceito de Raça: quebrando tabus...

O impacto da genética e o conceito de Raça: quebrando tabus e preconceitos – by Rosa Maria Donini Souza Dias

domingo, junho 23, 2024

A grande maioria de nós, quando na escola, estudou raças humanas em biologia, geografia e em sociologia.

Mas, com a evolução do conhecimento, o conceito da existência de várias raças humanas vem sendo, biologicamente, considerado pseudociência. O Homo sapiens não pode ser dividido em subgrupos, pois com o estudo do genoma humano, ficou claro que as diferenças inter-raciais são de menos do que 1% dos genes. Toda criatura pertence ao gênero Homo e à espécie sapiens subespécie sapiens, e, que quando se considera a cor da pele e os tipos sanguíneos, essas duas características mudam com a região estudada, mas não entre as raças.

Hoje, a relativa cor escura ou clara da pele, das diferentes populações que habitam o planeta terra, tem sido atribuída por especialistas à adaptações dos corpos desses indivíduos à uma maior ou menor incidência da luz solar durante milênios, nas diferentes regiões do globo terrestre, mas que merece, com certeza maiores estudos, assim também as características exibidas pelos orientais.

A África subsaariana ou África negra, a América e a Oceania se desenvolveram posteriormente à Europa e suas populações humanas viviam em tribos e mesmo no Oriente e não participaram, na sua grande maioria, do que acontecia nos países europeus, nos reinados da França, Inglaterra , Espanha, Portugal e nem fizeram parte de sua nobreza ou de sua plebe.

Gutenberg havia inventado a imprensa no século XV e a Europa possuía um desenvolvimento intelectual crescente, enquanto no resto do planeta só se desenvolveu posteriormente à descoberta da América.

O avanço da genética ou genômica vem causando uma verdadeira revolução no conceito de raças nas demais áreas do conhecimento humano, como entre os cientistas sociais, antropólogos, etnógrafos , historiadores e geógrafos. Conhecimentos considerados sedimentados,  agora, diante do panorama genético que a ciência e a tecnologia descortinam tem que serem revistos.

Sociologicamente, alguns autores consideram que raça ainda está relacionadas  às relações sociais e com a desigualdade social e situa os indivíduos em determinados grupos humanos que se consideram superiores em relação à outros. Na geografia, a filiação racial de uma pessoa, depende de que local do planeta seus ancestrais vieram.

Cientistas nas diversas áreas da ciência, apesar no avanço no conhecimento do genoma humano, continuam a conceituar raça de forma diversa e parece que isso vai se perpetuar e alimentar novas configurações ideológicas. A genética está provocando um grande embate entre conhecimento científico, racismo e a antiga perspectiva da raça.

 

Rosa Maria Donini Souza Dias,
Rosa Maria Donini Souza Dias,http://twoflagspost.com
Rosa Maria Donini Souza Dias, MSc. Farmacêutica bioquímica e jornalista, fundadora do Two Flags Post, Editora de Ciências, Saúde, Educação e Meio Ambiente, Jornalista - Mtb 0083570/SP/BR, Pesquisadora Científica no IAL. She is a biochemist pharmacist and journalist, founder of the Two Flags Post, Editor of Sciences, Health, Education, and Environment, Journalist - Mtb 0083570/SP/BR, Scientific Researcher at IAL.

Artigos Mais Recentes

Opioides: A Epidemia Legalizada – Opioids: The Legalized Epidemic

Atenção este tema é muito grave : Leia o texto, assista o video: comente,...

A Armadilha Invisível: Como os Primeiros Passos Podem Conduzir ao Vício. – The Invisible Trap: How Initial Steps Can Lead to Addiction

A recente condenação de Hunter Biden, filho do presidente americano Joe Biden, por mentir...

Líderes ou Crises: Quem Comanda o Amanhã ? Leaders or Crises: Who Commands Tomorrow?

Comente, curta e compartilhe Vivemos em um mundo interconectado onde desafios globais como crises econômicas,...

Ibirapuera Millennium Complex

Comente, curta e compartilhe   É necessário ter firmeza para aceitar o que se esgotou,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Mais como isso

Uma Visão Multimodal para o Futuro: Transformando a Mobilidade em Florianópolis: – A Multimodal Vision for the Future

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareEm meio aos...

Usina Hidrelétrica de Itaipu atinge marca de 3 bilhões de MWh gerados de energia limpa e renovável – Itaipu Hydroelectric Power Plant...

Lembre-se de comentar, curtir e compartilhar Remember to comment, like and shareNo mês de...

Vinho Tinto: Entre os Brindes à Saúde e os Alertas para o Coração – Red Wine: Between Health Benefits and Heart Alerts

O vinho tinto tem sido objeto de interesse científico há décadas, com estudos apontando...

Novidades