Roupas que vemos nos filmes como Jornada nas estrelas, Star Trek, uma Odisseia no Espaço e todos que  abordam viagens espaciais estão chegando finalmente .

São capazes de reter menos calor e proteger do sol, controlar o  odor da transpiração e agem contra picadas de insetos transmissores de doenças.

Já estão sendo fabricadas e  algumas já se encontram no mercado.

Todos esses avanços são devido à pesquisa e aplicação de conhecimentos  nano tecnológicos. As nano partículas que  a bilionésima parte de um metro,  podem ser adicionadas aos tecidos à partir de materiais como a prata que controla o odor, zinco, cobre, que tem propriedades antimicrobiana e inúmeros outros.

Além disso, esses tecidos evitam a proliferação de fungos e ácaros,  e consequentemente, alergias e o amarelamento dos tecidos. À alguns  dos tecidos podem ser adicionadas microesferas com materiais que funcionam refletido os raios infravermelhos e ultravioletas reduzindo até 65% do calor para o corpo. Sem dúvida com os avanços que estamos observando o futuro será promissor e o ser humano poderá viver muito mais e com saúde.