Tensão no Arizona: comício de Trump pode provocar o caos

0
52

 

Os jornalistas norte americanos aos poucos vão conhecendo as estratégias pouco usuais do presidente Trump. Sabem, por exemplo, que quando está sob ataque ele apela para uma manifestação que desvie a atenção da mídia.

É exatamente o que esta acontecendo neste exato momento em Phoenix, Arizona. Uma cidade que tradicionalmente abriga manifestantes liberais, mas cercada por subúrbios ultra conservadores de apoiadores de Donald Trump, segundo afirma Jenna Johnson do Washington Post.

Repete-se o que aconteceu nas primeiras semanas de sua campanha presidencial, quando foi amplamente criticado por seus comentários sobre imigrantes indocumentados e acabou saudado por seus seguidores em uma manifestação no Phoenix Convention Center.

Essa estratégia se repete toda vez que se senti ameaçado. Por exemplo, em março, quando sua presidência parecia constantemente atacada, realizou uma manifestação em Nashville que atraiu pelo menos 2.500 manifestantes.

Ao buscar territórios francamente opositores seu intuito é chamar a atenção da opinião publica para as teses que defende. Um jogo de risco no momento que os sentimentos sociais estão a flor da pele.

Os organizadores do evento esperam contar com mais de 10 mil apoiadores. Por seu turno, os ativistas locais esperam superar esse número e alertam o presidente para não se repetir o que ocorreu em Charlottesville quando as manifestações dos neonazistas e supremacistas brancos saíram inteiramente de controle.

Carlos García, diretor executivo da Puente Arizona, que defende os interesses dos imigrantes, afirmou que “ao chegar aqui em um momento de crise nacional, presidente está dobrando sua intolerância”, conforme publica o site do Washington Post.

Phoenix é o lar de alguns dos ativistas progressistas mais organizados dos USA, possuem expertise jurídica e politica e já desafiam os legisladores em mudar as políticas que visam os imigrantes indocumentados.

A área de Phoenix deu aos liberais uma das suas poucas vitórias na noite de eleições em novembro passado: a expulsão do deputado do Condado de Maricopa, Joe Arpaio, que foi acusado de encorajar seus deputados a empregar perfil racial e impor leis federais de imigração nos subúrbios de Phoenix.

O clima é tão tenso que as autoridades se preocupam que as pessoas possam trazer armas ou que milícias civis armadas possam aparecer, como fizeram em Charlottesville.

O pós eclipse nos USA não esta nada fácil…

Compartilhar
Por Redação

TWO FLAGS POST é um site voltado, principalmente, ao público brasileiro que vive ou visita os Estados Unidos. É um tipo de mapa do caminho para os que na América querem lançar novas raízes, estudar ou simplesmente se divertir. Aqui os brasileiros poderão encontrar seus conterrâneos, e pela experiência dos que antes chegaram apreender como lidar com uma nova cultura.
Mais do que isso, através deste site poderão saber de oportunidades de trabalho, empreendimento, cultura, educação, etc.. Acompanhe-nos nesta espetacular caminhada pela terra de Tio Sam…

Gostou, compartilhe com seus amigos.