PARA TRATAR MANIAS – In Rosa Maria Donini Souza Dias

0
79

As águas minerais há mais de dois mil anos têm sido usadas para tratar doenças humanas. O médico grego Sorano já recomendava o uso de águas alcalinas para tratamento de manias. Até o século XIX o uso de alguns tipos de águas minerais era usado para cuidar de certas doenças físicas e mentais incluindo artrite, gota, mania, melancolia, entre outras.

Segundo o Dr. Orestes V. Forlenza, na Revista Ser Medico, publicada pelo CREMESP, só a partir de 1948 verificou-se que o efeito terapêutico e tranquilizador das águas minerais curativas se devia ao fato de serem ricas em Lítio.

É notória a importância de José Bonifácio de Andrada e Silva, como o patriarca da independência do Brasil, mas o que a maioria das pessoas desconhece é que ele era químico e no ano de 1800, estudando na Suécia, descobriu a Petalita na ilha de Uto.

Anos mais tarde Berzelius detectou a presença de uma substância na Petalita que denominou Lithium, da palavra grega que significa pedra. Esse elemento da natureza, além das qualidades medicamentosas, é usado para inúmeras outras finalidades que vão desde um inofensivo purificador de ar ou das conhecidas baterias de lítio, até a produção de armas nucleares, de componentes para a propulsão de foguetes, de naves espaciais e submarinos.

Em doses elevadas, quando presente no lençol freático a ingestão de lítio está associada ao oposto, isto é, à demência e ao suicídio.

Entretanto, o Lítio em doses adequadas, atua no reajuste químico das células, aumentando a capacidade física e mental. Possui funções de regulação endócrina, e a sua deficiência pode estar ligada à infertilidade.

Atualmente o Lítio, é uma droga de referência entre os estabilizantes do humor, prevenção de depressões recorrentes, transtorno bipolar grave, crises de euforia e controle de episódios de mania. Pode ser benéfico para o cérebro e para outros órgãos, sistemas corporais e, segundo   estudos realizados no Japão em 2011, a ocorrência de lítio na água potável pode aumentar a expectativa de vida.

Alerta-se, entretanto, que seu uso só deve ser feito com adequado acompanhamento médico.

Rosa Maria Donini Souza Dias, M.Sc. Two Flags Post, Founder, Sciences, Health, Education & Environment Editor, Journalist – Mtb 0083570/SP/BR, IAL Scientific Researcher.

Gostou, compartilhe com seus amigos.