Curiosidades sobre Nevada(*)

0
491

Você sabe por que o nome do Estado é Nevada? Qual a capital do Estado de Nevada? Por que o estado de Nevada é conhecido como Silver State? O que quer dizer Las Vegas? Nevada possui uma área de testes atômicos?

Nevada no Período Triássico

Há 225 milhões de anos atrás, durante o período Triássico, o território de Nevada Central era coberto pelo oceano. Hoje, no Parque Estadual de Nevada, Berlin- Ichthyosaur State Park estão expostos fósseis de répteis marinhos extintos, que variam de 2 a mais de 50 pés de comprimento e entre eles está o fóssil de ichthyosauro (pronuncia-se “ick-ti-o-sores”) eram antigos répteis marinhos que nadavam em um oceano morno cobrindo Nevada central. Restos desses vertebrados marinhos gigantes estão em exposição na Casa do Fóssil no parque, e esses fósseis são uma atração para visitantes de todo o mundo. (1)

Ocupação, Colonização e origens do nome de Nevada

Por séculos, nesta terra localizada na região das montanhas rochosas, viveram tribos de índios americanos: Goshute, Paiute, Shoshone e Washo.(2)

Os primeiros europeus a explorarem a região foram os espanhóis. Estes exploradores deram o nome de Nevada à região por causa da neve que se acumulava no topo das montanhas nos meses de inverno. Nevada foi uma colônia espanhola e após a independência da Espanha passou a fazer parte do México. Mais tarde foi integrada aos Estados Unidos e elevada à categoria de Estado membro, durante a Guerra de Secessão e por esta razão, o Estado foi cognominado de The Battle Born State(3).

Importante saber que em Nevada está situada a famosa represa Hoover Dam, considerada o maior projeto de obra pública da história americana. Quando o projeto da represa de Hoover começou em 1931, milhares de trabalhadores migraram para o Estado, provocando um considerável desenvolvimento. No complexo formado pela represa Hoover Dam encontra-se o Lake Mead, considerado um dos maiores reservatórios de água dos Estados Unidos. Localizado a 24 milhas da Strip, a sudeste da cidade de Las Vegas, abrange os Estados de Nevada e Arizona. Desde 1983 não atinge sua capacidade máxima, em função da combinação de seca e aumento da demanda.

Minas de Ouro e Prata

Quando o ouro foi descoberto na Califórnia, em 1848, uma verdadeira febre trouxe dezenas de trens cheios de aventureiros para o deserto. Las Vegas, terra plana e cultivável, tornou-se uma paragem obrigatória ao longo da rota oeste.

Um rico depósito de ouro e prata, chamado de Com stock Lode foi descoberto na cidade de Virgínia, Nevada Ocidental, em 1859. Mineiros, a maioria Mórmons, e aventureiros interessados em enriquecimento rápido e selvagem fizeram com que cidades fronteiriças surgissem quase da noite para o dia. Las Vegas tornou-se uma paragem, com ferrovias e diligências ao longo da rota oeste, e em pouco mais de uma década o futuro de Nevada mudou.

Nevada, o The Silver State ou O Estado da Prata – foi ganhando importância devido a sua riqueza mineral. Sua Capital é Carson City e foi fundada em 1858. Nevada é o sétimo dos Estados americanos em tamanho, mas é pouco povoado. Faz fronteira com os Estados do Arizona, Utah, Idaho, Oregon e Califórnia.

Bases Econômicas

A produção de minérios foi seu primeiro eixo econômico. Em 1882, a Com stock Lode havia produzido mais de US$ 300 milhões em ouro e prata. Ainda hoje Nevada é considerado o quarto maior produtor de ouro do mundo depois da China, Austrália e África do Sul, e fornece três quartos de todo o ouro extraído nos Estados Unidos. Atualmente, a economia de Nevada ainda possui a mineração como uma fonte de renda primária, e o Estado é um grande produtor de prata, ouro, petróleo e areia. Atualmente, a maior fonte de renda do Estado é o turismo. Nevada é famoso pelos seus cassinos e hotéis luxuosos, os quais estão principalmente concentrados em Las Vegas e em Reno.

ÁREAS DE TESTES

Em 1950, a Comissão de Energia Atômica dos EUA selecionou o Estado de Nevada como um local de teste para armas nucleares, por ser pouco povoado. Em seguida, foi criada a Área 51, pela Agência Central de Inteligência com o objetivo desenvolver e testar projetos militares secretos em um deserto a oeste de Las Vegas. Esta decisão, e algumas operações de mineração, trouxeram receitas adicionais ao Estado.

Importante salientar que o governo federal possui quase 85 por cento de toda a terra dentro do estado de Nevada. No entanto, o turismo é, sem dúvida, a espinha dorsal financeira e maior indústria em Nevada. Luzes reluzentes iluminam a noite a cidade de Las Vegas que atrai milhões de turistas a cada ano.

O Lake Mead, os resorts de esqui do Lake Tahoe, Laughlin, Reno e a topografia deslumbrante do Estado, fazem de Nevada um dos destinos mais excitantes para a realização de convenções e para passar férias, sem dúvida um dos lugares preferidos por pessoas de todas as partes do mundo.

Obs.: (1) Department of Conservation and. Natural Resource; (2) Wikipédia; (3) Aenetworks

Gostou, compartilhe com seus amigos.