O ESTILO DE VIDA AMERICANO SOB O OLHAR DE UMA BRASILEIRA: KATI LIMA

0
187

Como é viver nos Estados Unidos? Eu diria que se trata de uma verdadeira escola de boa educação e de bons hábitos.
Aprende-se muito vivendo aqui e ganha-se muito também (e não estou falando de dinheiro!). Vamos lá . . . vou citar algumas coisas que aprendi por aqui:

• Quer casa limpa, comida pronta, roupa lavada, café na mesa, filhos de banho tomado? Faça você mesmo!!! Aqui, esse tipo de serviço é bem caro, um luxo mesmo. Então, fazer o que? Procurar deixar tudo (mais ou menos) em ordem, isto é, ou coloca-se a mão na massa ou coloca-se a massa na mão, não se tem escolha.

• O famoso jeitinho brasileiro – aqui não funciona… e não mesmo!!! Não existe a mínima possibilidade de fazer charme para o guarda quando for parado em razão de alguma infração no trânsito, vai levar multa e pronto. Mentir a idade para entrar na balada ou servir álcool no bar? Esquece! Se o professor marcou o trabalho e você não entregou, problema seu. Furar fila? (sic) também não … e assim por diante vai a grande lista de coisas que o nosso jeitinho brasileiro não tem vez na América.

• A pontualidade para os americanos é levada extremante sério. Festa de criança, reunião, jantar, happy hour, trabalho… tudo tem horário.
Não importa se você é muito ocupado, muito importante, muito o-que-quer-que-seja, seja pontual, sempre.

• Qualidade de vida é algo real – sem medo, sem violência, sem stress, nos mínimos atos do cotidiano como quando parar o carro no semáforo. Nas cidades americanas não é comum as pessoas ficarem com medo de falar no celular e serem abordadas por um ladrãozinho de rua. Ok, antes que alguém contrário já diga – nos EUA tem violência também!!! Talvez em número menor. Muito menor mesmo, que nem se pensa nisso por aqui.

Amo morar nos Estados Unidos, mas longe de só enxergar coisas boas e achar que tudo é melhor aqui. Sinto falta do atendimento médico mais humano existente no Brasil. Acho a cultura daqui do politicamente correto, exagerada, um saco, se me permitem o palavreado.

Não acho muita graça no humor americano. Preferiria um lugar sem risco de furações e terremotos, e que não fosse alvo de terroristas.

Aprende-se e cresce-se com coisas boas e ruins. Posso morar para sempre nos USA, porém o Brasil será sempre a minha casa.

Em síntese: One Heart and Two Flags.

Kati Lima
Las Vegas/NV/USA

Compartilhar
Por Redação

TWO FLAGS POST é um site voltado, principalmente, ao público brasileiro que vive ou visita os Estados Unidos. É um tipo de mapa do caminho para os que na América querem lançar novas raízes, estudar ou simplesmente se divertir. Aqui os brasileiros poderão encontrar seus conterrâneos, e pela experiência dos que antes chegaram apreender como lidar com uma nova cultura.
Mais do que isso, através deste site poderão saber de oportunidades de trabalho, empreendimento, cultura, educação, etc.. Acompanhe-nos nesta espetacular caminhada pela terra de Tio Sam…

Gostou, compartilhe com seus amigos.