Mass Effect Andromeda – Uma Review Amadora e o Futuro do Jogo

0
120
adromeda mass

Mass Effect Andromeda, um dos títulos mais esperados do ano, foi produzido pela BioWare, subsidiária da empresa Electronic Arts e grande desenvolvedora de jogos de RPG. Entre os títulos produzidos por ela, encontramos gigantes como Dragon Age, Neverwinter Nights, Baldur’s Gate, Star Wars: Old Republic e a trilogia original de Mass Effect.

Lançado em 21 de Março deste ano, o jogo vem sendo alvo de críticas fortes, o que, apesar de ir contra a expectativa dos fãs, não chega a ser uma surpresa muito grande. Basta vasculhar um pouco a memória que já lembramos da controvérsia que foi o final de Mass Effect 3, que chegou ao ponto onde jogadores quase clamavam pelo sangue dos desenvolvedores.

No título mais recente da franquia, a crítica foi pesada já nos primeiros dias, com fãs e críticos sendo bem duros, especialmente em relação às animações faciais dos personagens. A maior parte das reclamações era relacionada à falta de emoção dos personagens e à má sincronia entre as vozes e as animações, com um número menor dessas voltado a bugs e glitches de fato. Outro ponto de decepção foi a falta de atrevimento com o enredo. Os fãs estavam acostumados com a narrativa ousada e grandiosa dos títulos anteriores da franquia, e já característica dos outros títulos da empresa.

Em contrapartida, se focarmos na jogabilidade, a experiência que nos é proporcionada continua fiel àquilo que os fãs sempre gostaram na franquia, seja pelo combate, pelo aspecto da exploração e até pela engine utilizada. De acordo com quem aprovou o jogo, a empresa acertou no sistema mais avançado de classes, na maior gama de equipamentos disponíveis, na grande variedade de habilidades e talentos e no sistema de pesquisa e desenvolvimento. Este último, por exemplo, possibilita aos jogadores personalizar cada peça de equipamento que vai utilizar e adaptar o combate às suas preferências com armas laser, lançadores de granada e munições perseguidoras.

De todo modo, críticas e positivismos à parte, a equipe por trás de Mass Effect Andromeda tem recebido diversas sugestões e reclamações através de Twitter e fóruns como Reddit e o próprio site da EA. Esse “boom” de feedback tem deixado a equipe bem ocupada com seus perfis nas redes sociais, e boa parte do que leram já foi aproveitado e aplicado na atualização 1.05, lançada dia 6 de Abril.

De acordo com Aaryn Flynn, diretor-geral da BioWare, o jogo continuará sendo melhorado nos próximos dois meses através de patches onde sofrerá mudanças para melhor atender os gostos dos jogadores, resolver diversos problemas técnicos e até lançar conteúdo adicional para o modo multijogador. Flynn disse, ainda, que querem continuar ouvindo os fãs, aprendendo o que estes gostam ou o que querem ver de diferente, e que os jogadores têm um papel importante para a jornada.

Outras empresas tiveram dilemas parecidos, e tiveram atitudes drasticamente diferentes, com algumas ignorando os consumidores e jogadores, e outras até retirando os jogos das estantes para relançar depois de estudar e arrumar o que deu errado. Será que a BioWare lançou o jogo cedo demais, ou será que essa aproximação mais prestativa e amigável é suficiente para agradar quem não ficou satisfeito?

Deixem suas opiniões aqui e nos perfis do Two Flags Post nas redes sociais, queremos saber o que vocês pensam!

Gostou, compartilhe com seus amigos.