FEBRE AMARELA, VACINE-SE OU ADIE VIAGEM ÀS ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

Advertisement

INFORME-SE ANTES DE VIAJAR

Atenção brasileiro e estrangeiro que esteja com viagem marcada para o Brasil. Vacine-se ou adie  a viagem às áreas de risco que se encontram em fase de expansão no Brasil. Informar-se é a melhor das prevenções.

febre amarela

O ano de 2017 está apenas iniciando e no Brasil está ocorrendo um surto de febre amarela que já matou inúmeras pessoas no estado de Minas Gerais e que por esta razão decretou estado de emergência em Saúde Pública por 180 dias. As cidades afetadas até agora são Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Manhumirim, Teófilo Otoni, e Mucuri , no Vale do Jequitinhonha . Porém a febre amarela já está também atingindo o estado do Espirito Santo onde 50 macacos apareceram mortos. A febre amarela é uma doença infecciosa viral grave transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus Sabethes e Aedes.

A prevenção deve ser feita evitando-se água acumulada em pneus, caixas d’água, latas e com o uso de repelentes de insetos e de inseticidas. Os sintomas após a picada do inseto são repentinos de febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular e ânsia de vômitos por cerca de três dias. Por isso é muito importante procurar um posto de vacinação antes da viagem, e vale lembrar que a vacina demora cerca de 10 dias para garantir a imunização, após a primeira aplicação.

Bebes podem receber a vacina após os 6 meses e receber a segunda dose após 10 anos e idosos devem ter uma avaliação médica para fazer a imunização. Grávidas alérgicos a gelatina e ao ovo e pessoas com baixa imunidade devido a lúpus, câncer ou HIV não devem ser vacinados.

(*) MAIS INFORMAÇÕES NA PRÓXIMA EDIÇÃO IMPRESSA DO TWO FLAGS POST

Rosa Maria Donini Souza Dias

Rosa Maria Donini Souza Dias, M.Sc.
Sciences, Health, Education & Environment Editor Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo/USP, Farmacêutica Bioquímica e Pesquisadora Cientifica do Instituto Adolfo Lutz, Especialista em Parasitologia Médica / São Paulo, Brasil.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here