O escritor e jornalista inglês mais importante do século XIX, foi pioneiro da crítica social na literatura. Sua obra, intemporal, parece escrita para a realidade de nossos dias.

Dickens lutou por reformas educacionais, retratada em Nicholas Nickleby, mostrou o desemprego e a pobreza, em Oliver Twist, onde descreve o cotidiano do submundo londrino, tão parecido com as periferias da sofrida América Latina dos tempos de hoje.

Em David Copperfield revela, autobiograficamente, sua dura infância e adolescência. Grandes Esperanças discute a bondade, a culpa e o desejo. É também famoso seu livro Canção de Natal onde cria o personagem famoso pela sua mesquinhez e sovinice, o velho Scrooge.

Advertisement

Outras obras são Vento Noturno, romance inspirador para valorizar o que se possui e Aventuras do Sr. Pickwick que é uma crítica ao cientifismo da época.

Consciente da realidade dura que observava teve a iniciativa de construir um hospital infantil e até realizar uma reforma sanitária.

Ainda hoje se observa em numerosas cidades ao redor do mundo a falta de moradia, o desemprego, a saúde mental negligenciada, o desleixo com a educação, as péssimas condições prisionais e a violência. Todos estes temas foram abordados por Dickens na era vitoriana e continuam dramaticamente atuais na segunda década do século XXI.

Importante salientar que as obras de Charles Dickens já estão disponíveis no Kindle/Amazon e alguns de seus clássicos são gratuitos.

Rosa Maria Donini Souza Dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.