O escritor e jornalista inglês mais importante do século XIX, foi pioneiro da crítica social na literatura. Sua obra, intemporal, parece escrita para a realidade de nossos dias.

Dickens lutou por reformas educacionais, retratada em Nicholas Nickleby, mostrou o desemprego e a pobreza, em Oliver Twist, onde descreve o cotidiano do submundo londrino, tão parecido com as periferias da sofrida América Latina dos tempos de hoje.

Em David Copperfield revela, autobiograficamente, sua dura infância e adolescência. Grandes Esperanças discute a bondade, a culpa e o desejo. É também famoso seu livro Canção de Natal onde cria o personagem famoso pela sua mesquinhez e sovinice, o velho Scrooge.

Advertisement

Outras obras são Vento Noturno, romance inspirador para valorizar o que se possui e Aventuras do Sr. Pickwick que é uma crítica ao cientifismo da época.

Consciente da realidade dura que observava teve a iniciativa de construir um hospital infantil e até realizar uma reforma sanitária.

Ainda hoje se observa em numerosas cidades ao redor do mundo a falta de moradia, o desemprego, a saúde mental negligenciada, o desleixo com a educação, as péssimas condições prisionais e a violência. Todos estes temas foram abordados por Dickens na era vitoriana e continuam dramaticamente atuais na segunda década do século XXI.

Importante salientar que as obras de Charles Dickens já estão disponíveis no Kindle/Amazon e alguns de seus clássicos são gratuitos.

Rosa Maria Donini Souza Dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here