Para quem gosta de ciência, como eu, o horizonte continua se ampliando e terminologias pouco conhecidas vão tomando espaço, principalmente quando se desloca o foco do cosmos e do macrocosmo para o microcosmo.

A diversidade biológica existente em nosso planeta fez com que classificássemos plantas e animais baseados nas suas características.

Animais e plantas vivem associados com microrganismos, e assim acontece também com o homem, como lembra Valdepino et al, 2014, na Revista Ciência y Desarrolho.

Advertisement

Lynn Margulis propôs que qualquer associação física entre indivíduos de diferentes espécies que ocorra em um tempo significativo, em sua historia de vida, é uma simbiose.

A partir daí desenvolvem conceitos como holobionte. Do grego holo que significa todo e bionte de bios que significa vida. Tal concepção foi usada anteriormente ao se estudar corais e agora vem sendo ampliada e valorizada em estudos sobre simbiose tanto em animais como em vegetais.

HOLOBIONTE é o conjunto formado por um organismo multicelular complexo, seja este vegetal ou animal e a todos seus organismos associados.

Sabe-se que o microbioma humano é o conjunto de genomas dos micro organismos que habitam nosso corpo, pele e intestino, principalmente, entre eles bactérias, fungos, protozoários, vírus e bolores. A importância do estudo desta simbiose encontra-se no foco atual de muitos estudiosos.

O conhecimento crescente da importância destes micro organismos e de seu papel na saúde humana e as mudanças antropogênicas que a presença ou ausência dos mesmos causam no corpo humano, faz com que   se volte  a atenção a esse Tema.

 Diana L. Six em 2013 chamou a atenção para a crescente importância de se entender e focar no holobionte, uma vez que a mudança climática afetará simbioses importantes e ecossistemas, principalmente o humano .

Continuaremos a abordar este assunto mais profundamente, para que Você, leitor, se inteire e fique up-today com o que ocorre no mundo a seu redor e que poderá tornar sua vida ainda mais saudável.

Rosa Maria Donini Souza Dias

Rosa Maria Donini Souza Dias, M.Sc. Two Flags Post, Founder, Sciences, Health, Education & Environment Editor, Journalist – Mtb 0083570/SP/BR, IAL Scientific Researcher

Photo: Pour La Cience/Fr.   Le concept d’organisme montre aujourd’hui ses limites : il faut désormais prendre en compte le fait qu’un animal ou une plante ne peut vivre sans les multiples microorganismes qui l’habitent. Par Marc-André Selosse. Pour la Science > N°469 – novembre 2016

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante o tema Holobionte.
    Vamos aguardar por novas informações.
    Abraços a todos os colaboradores do “Two Flags”.
    Celso Chagas Ribeiro – Porto Alegre – Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.